Novas mídias
Francílio Dourado prepara a Acert para os novos desafios do mercado
Por Marcelo - Em 06/02/2020 às 4:43 PM
As novas tecnologias e as mídias sociais têm revolucionado a maneira como as pessoas têm acesso às informações no seu dia a dia. E isso vem gerando impactos significativos aos veículos de comunicação, em especial às emissoras de Rádio.
Antenada nos rumos do mercado, a presidente da Acert, Carmen Lúcia Dummar Azulai, convocou o CEO da E2 Estratégias, Francílio Dourado, com larga expertise no redesenho de modelos de negócios, para realizar o planejamento estratégico da entidade, objetivando proporcionar às emissoras de rádio novas maneiras de chegar às pessoas, modernizando seus processos, sua forma de se comunicar com os ouvintes e, também, com seus anunciantes.
“Estamos nos reunindo com representantes das principais emissoras de Rádio do Ceará, a fim de promover o desenvolvimento das mesmas como um todo, de forma coletiva, para que possam continuar no mercado”, explicou. “Fizemos uma análise de dados do setor de radiodifusão do Ceará e do Brasil, questões de receita, audiência, qualificação da geração de conteúdo, enfrentamento da nova realidade diante do quadro tecnológico atual”, destacou o CEO da E2 Estratégias.
Dourado ressaltou que as emissoras precisam estar sendo ouvidas em todas as mídias sociais, pois é impressionante o peso que elas têm no dia a dia das pessoas. “O estudo da Kantar Ibope Midia, Inside Rádio 2019, revelou que 83% da população brasileira ouvem rádio e três em cada cinco dessas pessoas escutam os programas todos os dias”, asseverou Francílio, que também é consultor do Sebrae-CE.
No Nordeste, destacou, o tempo médio é de três horas e meia ouvindo. Além disso, Fortaleza e sua Região Metropolitana têm uma média que chega a 86%. Por isso há a necessidade de as rádios do interior serem inseridas nos avanços tecnológicos que estão ocorrendo.
“Esse é o grande desafio da nova diretoria da Acert e dos representantes das rádios. Ou geram conteúdos relevantes, importantes para a sociedade, e se inserem nas novas mídias, ou ficam para trás”, completou Francílio Dourado.
Representantes de emissoras de Rádio da Capital e interior se reuniram para discutir as novas estratégias