ETAPA GLOBAL EM MÔNACO
Fundadora da Sodiê vence a premiação Empreendedor do Ano da EY Brasil
Por Marcelo - Em 13/11/2024 às 12:17 AM
A EY, uma das mais prestigiadas empresas globais de consultoria e auditoria, anunciou na noite desta terça-feira (12), a fundadora e CEO da Sodiê Doces, Cleusa Maria, como representante Master do Brasil na etapa global do programa EY World Entrepreneur Of The Year™. A cerimônia, marcada para o dia 5 de junho de 2025, ocorrerá em Mônaco e celebrará empreendedores de destaque no cenário mundial. O evento deste ano reuniu e homenageou mais de 20 empreendedores, cada um selecionado para representar uma das categorias da premiação.
A vencedora do prêmio Empreendedor do Ano 2024, Cleusa Maria, começou sua trajetória produzindo bolos enquanto trabalhava como empregada doméstica. Com o apoio de sua mãe, aperfeiçoou receitas e conquistou clientes fiéis. Após estudar o modelo de franquias durante cinco anos, abriu a primeira unidade da Sodiê Doces em 2007, impulsionando um crescimento vertiginoso. Atualmente, a Sodiê Doces é a maior rede de franquias de bolos do Brasil, com 372 lojas em território nacional e duas nos Estados Unidos, oferecendo mais de 80 sabores, além de opções Zero Açúcar e veganas. Comprometida com a sustentabilidade, a marca adota práticas como o uso de embalagens recicláveis, energia solar e reaproveitamento de água em sua fábrica em Boituva (SP).
Promove, ainda, a diversidade e inclusão em seu ambiente de trabalho e nas comunidades locais. “Esse reconhecimento é fruto de um trabalho incansável, de quem acredita que o sucesso é possível para todos”, afirma. “Já ganhei muitos prêmios, mas confesso que nenhum me emocionou tanto quanto este. Representar o Brasil, especialmente como uma mulher que começou do zero, é gratificante. Esse prêmio simboliza o sucesso, a felicidade e cada segundo da minha vida dedicado ao trabalho, à minha mãe, ao meu filho, à minha equipe e aos meus clientes“, complementa Cleusa Maria.
Mulher empreendedora
Uma das novidades desta edição foi a categoria Winning Women, destinada a destacar mulheres empreendedoras que participaram do programa Winning Women Brazil. Em 11 anos, o programa já apoiou mais de 200 mulheres empresárias de diversos setores e regiões. Este novo prêmio visa reafirmar o compromisso da EY com o empreendedorismo feminino e reconhecer o impacto do programa nas empreendedoras e em seus negócios. A nova categoria contou com cinco finalistas, uma delas escolhida como representante e beneficiada com consultorias e aconselhamentos pró-bono. As candidatas passaram por rigorosa avaliação, considerando critérios como evolução financeira, engajamento com o programa e desenvolvimento como líderes.
Conheça os demais homenageados das categorias desta elegante premiação. Daniel Randon, presidente da Randoncorp, foi agraciado na categoria Family Enterprise; Miguel Setas, CEO da CCR, foi reconhecido como Executivo Empreendedor; Dr. Ivan Botelho, conselheiro honorário do Grupo Energisa, recebeu o prêmio de Lifetime Achievement, e Graciele Davince, CEO da Eletrofrigor, foi a vencedora na nova categoria Winning Women. “A cada ano, o programa Empreendedor do Ano destaca novos negócios e setores em expansão. Nosso apoio ao empreendedorismo carrega um propósito profundo: escolhemos estar ao lado de quem molda o futuro e faz acontecer hoje, criando valor e promovendo um crescimento sustentável e inclusivo”, afirma Raquel Teixeira, sócia-líder da EY Private Latam e coordenadora dos programas Winning Women Brazil e Empreendedor do Ano.
Criado pela EY em 1998, o programa tem como objetivo reconhecer o talento e a dedicação dos empreendedores que se destacam pela liderança e pelo impacto no ecossistema de negócios brasileiro. “Em 27 edições, homenageamos aproximadamente 400 empreendedores, homens e mulheres. E cada um trouxe consigo histórias únicas de superação e impacto em seus setores. Ao olharmos para o futuro, somos desafiados a enfrentar um cenário de negócios repleto de incertezas e complexidades. A volatilidade econômica, as mudanças regulatórias e a crescente competicão global são apenas algumas das transformações que se erguem diante de nós. Na era da Inteligência Artificial, das profundas transformações sociais e ambientais, prosperam aqueles que utilizam a criatividade para a resolução dos problemas, dos que têm humildade para seguir aprendendo. O empreendedorismo brasileiro, com sua resiliência e inovação, demonstra competência e está à altura dos desafios do mercado global. A EY tem orgulho em fomentar o espírito empreendedor e estar ao lado de vocês em todas as situações”, destaca Luiz Sérgio Vieira, CEO da EY Brasil.