ETAPA GLOBAL EM MÔNACO

Fundadora da Sodiê vence a premiação Empreendedor do Ano da EY Brasil

Por Marcelo - Em 13/11/2024 às 12:17 AM

A EY, uma das mais prestigiadas empresas globais de consultoria e auditoria, anunciou na noite desta terça-feira (12), a fundadora e CEO da Sodiê Doces, Cleusa Maria, como representante Master do Brasil na etapa global do programa EY World Entrepreneur Of The Year™. A cerimônia, marcada para o dia 5 de junho de 2025, ocorrerá em Mônaco e celebrará empreendedores de destaque no cenário mundial. O evento deste ano reuniu e homenageou mais de 20 empreendedores, cada um selecionado para representar uma das categorias da premiação.

Cleusa Maria possui uma rede de franquias com mais de 372 lojas no Brasil, além de duas nos Estados Unidos                      Fotos: Divulgação EY

A vencedora do prêmio Empreendedor do Ano 2024, Cleusa Maria, começou sua trajetória produzindo bolos enquanto trabalhava como empregada doméstica. Com o apoio de sua mãe, aperfeiçoou receitas e conquistou clientes fiéis. Após estudar o modelo de franquias durante cinco anos, abriu a primeira unidade da Sodiê Doces em 2007, impulsionando um crescimento vertiginoso. Atualmente, a Sodiê Doces é a maior rede de franquias de bolos do Brasil, com 372 lojas em território nacional e duas nos Estados Unidos, oferecendo mais de 80 sabores, além de opções Zero Açúcar e veganas. Comprometida com a sustentabilidade, a marca adota práticas como o uso de embalagens recicláveis, energia solar e reaproveitamento de água em sua fábrica em Boituva (SP).

Promove, ainda, a diversidade e inclusão em seu ambiente de trabalho e nas comunidades locais. “Esse reconhecimento é fruto de um trabalho incansável, de quem acredita que o sucesso é possível para todos”, afirma. “Já ganhei muitos prêmios, mas confesso que nenhum me emocionou tanto quanto este. Representar o Brasil, especialmente como uma mulher que começou do zero, é gratificante. Esse prêmio simboliza o sucesso, a felicidade e cada segundo da minha vida dedicado ao trabalho, à minha mãe, ao meu filho, à minha equipe e aos meus clientes“, complementa Cleusa Maria.

Mulher empreendedora

Uma das novidades desta edição foi a categoria Winning Women, destinada a destacar mulheres empreendedoras que participaram do programa Winning Women Brazil. Em 11 anos, o programa já apoiou mais de 200 mulheres empresárias de diversos setores e regiões. Este novo prêmio visa reafirmar o compromisso da EY com o empreendedorismo feminino e reconhecer o impacto do programa nas empreendedoras e em seus negócios. A nova categoria contou com cinco finalistas, uma delas escolhida como representante e beneficiada com consultorias e aconselhamentos pró-bono. As candidatas passaram por rigorosa avaliação, considerando critérios como evolução financeira, engajamento com o programa e desenvolvimento como líderes.

Luiz Sérgio Vieira, CEO da EY Brasil destacou as profundas transformações sociais e ambientais do mercado

Conheça os demais homenageados das categorias desta elegante premiação. Daniel Randon, presidente da Randoncorp, foi agraciado na categoria Family Enterprise; Miguel Setas, CEO da CCR, foi reconhecido como Executivo Empreendedor; Dr. Ivan Botelho, conselheiro honorário do Grupo Energisa, recebeu o prêmio de Lifetime Achievement, e Graciele Davince, CEO da Eletrofrigor, foi a vencedora na nova categoria Winning Women. “A cada ano, o programa Empreendedor do Ano destaca novos negócios e setores em expansão. Nosso apoio ao empreendedorismo carrega um propósito profundo: escolhemos estar ao lado de quem molda o futuro e faz acontecer hoje, criando valor e promovendo um crescimento sustentável e inclusivo”, afirma Raquel Teixeira, sócia-líder da EY Private Latam e coordenadora dos programas Winning Women Brazil e Empreendedor do Ano.

Criado pela EY em 1998, o programa tem como objetivo reconhecer o talento e a dedicação dos empreendedores que se destacam pela liderança e pelo impacto no ecossistema de negócios brasileiro. “Em 27 edições, homenageamos aproximadamente 400 empreendedores, homens e mulheres. E cada um trouxe consigo histórias únicas de superação e impacto em seus setores. Ao olharmos para o futuro, somos desafiados a enfrentar um cenário de negócios repleto de incertezas e complexidades. A volatilidade econômica, as mudanças regulatórias e a crescente competicão global são apenas algumas das transformações que se erguem diante de nós. Na era da Inteligência Artificial, das profundas transformações sociais e ambientais, prosperam aqueles que utilizam a criatividade para a resolução dos problemas, dos que têm humildade para seguir aprendendo. O empreendedorismo brasileiro, com sua resiliência e inovação, demonstra competência e está à altura dos desafios do mercado global. A EY tem orgulho em fomentar o espírito empreendedor e estar ao lado de vocês em todas as situações”, destaca Luiz Sérgio Vieira, CEO da EY Brasil.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business