OPERAÇÕES EM 2021
Fusões e aquisições nos setores de varejo e consumo expansão alta de quase 65%
Por Marcelo - Em 08/03/2022 às 12:29 PM
Os setores de consumo e varejo brasileiros tiveram um aumento de 64,6% no número de operações de fusões e aquisições (107 transações) em 2021, em comparação com o ano anterior (65). Os dados são resultado de uma pesquisa feita trimestralmente pela KPMG, abrangendo todas as transações anunciadas no Brasil, classificadas em segmentos da economia.
O setor de varejista correspondeu ao total das operações realizadas pelos segmentos de supermercados (10) e lojas de varejo (43), fechando 53 transações em 2021. Já no setor de consumo constam os números dos segmentos de vestuário e calçados (3), alimentos, bebidas e fumo (43), eletroeletrônicos (7) e higiene (1), o que equivale a 54 transações.
De acordo com o relatório, do total das operações realizadas durante o ano passado (107), no setor de consumo, 38 delas foram domésticas, ou seja, envolvendo apenas empresas brasileiras. Já no varejo, 46 também tiveram esse perfil, o que é considerado um bom sinal pelos analistas de mercado.
“Isso demonstra um caminhar positivo da economia do País, mesmo com todas as questões adversas que temos presenciado. O crescimento, quando avaliamos o ano de 2020, nos mostra a adaptabilidade das empresas frente à recuperação econômica e busca por oportunidades no Brasil. As empresas precisaram se reinventar para atender à demanda dos consumidores e isso tende a continuar este ano”, comenta o sócio-líder de Consumo e Varejo da KPMG, Fernando Gambôa.