Gastronomia cearense em destaque na capital portuguesa
Por Admin - Em 19/11/2018 às 10:36 AM
O chef cearense Ivan Prado participou, nos últimos dias, do Festival Fartura, evento voltado à divulgação da arte da gastronomia e realização de novos negócios, em Portugal. Foi a segunda vez que o Ceará participou do evento, idealizado com o apoio do Gabinete do Governador (Gabgov) e da Setur.
Junto com o chef português João Rodrigues, Ivan Prado realizou um almoço a quatro mãos, para autoridades e representantes da imprensa portuguesa, com pratos tipicamente cearenses. “O Ivan ainda participou de um programa da televisão de Portugal, onde preparou, ao vivo, uma moqueca de peixe, que agradou a todos”, explicou João Lima, articulador de Gastronomia do Gabgov.
Além disso, no Time Out do Mercado da Ribeira ocorreu o Festival Fartura, com vários chefs brasileiros, que prepararam seu pratos típicos e os serviram para convidados e pessoas que se inscreveram pela internet. Também foram realizadas, em parceria com a Apex-Brasil, rodadas de negócios com empresários portugueses.
“Do Ceará, levamos as marcas a Tal da Castanha e a Frutã (polpa de frutas), que divulgaram a qualidade e os sabores de seus produtos. E eu apresentei os projetos de gastronomia e turismo que estamos implementando, a fim de desenvolver uma política pública para fomentar esses setores”, lembrou João.
Um dos projetos citados por ele foi a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco, pois com o trabalho que o secretário Arialdo Pinho tem realizado na Setur, promovendo o destino Ceará em diversos países do mudo, a implantação do Hub aéreo, o Estado receberá cada vez mais turistas.
“Portanto, precisará melhorar o setor de hospitalidade – tanto na parte hoteleira, quanto na gastronômica – que representam um grande vetor de desenvolvimento econômico do Ceará. Além disso, o evento em Lisboa serviu para um intercâmbio de conhecimento com grandes chefs portugueses, como a Ana Moura”, completou João Lima.
Ana Moura e Ivan Prado participaram de programa ao vivo num canal de televisão de Portugal
Foto: Divulgação