COMÉRCIO EXTERIOR
Geraldo Alckmin reforça otimismo do governo sobre acordo Mercosul-União Europeia
Por Redação - Em 02/12/2024 às 3:40 PM
O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, expressou. nesta segunda-feira (2), otimismo sobre a conclusão das negociações do acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia. Durante evento no Rio Grande do Sul, Alckmin afirmou que espera que o acordo seja assinado ainda nesta semana, durante a reunião do Mercosul no Uruguai.
“Estamos otimistas para que, esta semana, o presidente Lula esteja no Uruguai, na reunião do Mercosul, e finalmente, depois de 24 anos, possamos assinar o acordo Mercosul-União Europeia”, disse Alckmin, destacando a importância do entendimento entre os 27 países da União Europeia e os países do Mercosul.
No entanto, apesar das declarações de Alckmin, a expectativa de diplomatas é de que o anúncio oficial do acordo ocorra até o final do ano. A assinatura do tratado ainda depende de um processo de tradução, uma vez que a União Europeia realiza uma tradução do texto para suas 23 línguas oficiais. Segundo o secretário de Assuntos Econômicos do Ministério das Relações Exteriores, Maurício Lyrio, a assinatura só ocorrerá após a tradução do acordo, que é uma etapa usual em negociações da UE com seus parceiros comerciais.