PARA AQUECER A ECONOMIA

Governador Elmano anuncia prorrogação de concurso da Uece e parcelamento do ICMS de Natal

Por Redação - Em 25/12/2024 às 9:59 PM

Elmano De Freitas

O governador destacou, em uma publicação nas redes sociais, que a medida tem como objetivo “aquecer ainda mais a economia e fortalecer as empresas no estado”

O governador Elmano de Freitas anunciou, nessa terça-feira (24), duas medidas importantes que visam impulsionar a economia e a educação no Ceará. A primeira iniciativa, batizada de “Decreto Papai Noel”, prevê o parcelamento do pagamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) nas vendas realizadas em dezembro. A quitação do tributo poderá ser feita em três parcelas fixas, com vencimentos em 31 de janeiro, 28 de fevereiro e 31 de março do próximo ano.

O governador destacou, em uma publicação nas redes sociais, que a medida tem como objetivo “aquecer ainda mais a economia e fortalecer as empresas no estado”. Elmano ressaltou que o parcelamento foi pensado para beneficiar os comerciantes varejistas cearenses, que enfrentam desafios típicos do fim de ano.

Além da medida econômica, o governador também anunciou a prorrogação do concurso para professores adjuntos e assistentes da Universidade Estadual do Ceará (Uece), o maior da história da instituição. O certame, que ofereceu 365 vagas, já convocou mais de 270 professores. A prorrogação garantirá a possibilidade de novas nomeações, inclusive para candidatos do cadastro de reserva, visando suprir a demanda por docentes na universidade.

Em seu mais recente vestibular, a Uece abriu 2.850 vagas para cursos presenciais em 2025.1, sendo 1.274 para a capital Fortaleza e 1.576 para os polos no interior do estado, localizados em municípios como Quixadá, Limoeiro do Norte e Iguatu. O governador enfatizou que a medida reforça o compromisso do governo estadual em garantir “educação pública e de qualidade para todos os nossos jovens”.

As ações anunciadas por Elmano de Freitas visam fortalecer tanto a economia local, por meio do apoio aos comerciantes, quanto o setor educacional, com o aumento da oferta de vagas e a continuidade de investimentos na formação de novos profissionais para a educação superior no Ceará.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business