TRANSPORTE, LOGÍSTICA E AGRONEGÓCIO

Governo cria grupo de trabalho para analisar adição de biodiesel ao diesel B

Por Marcelo - Em 27/10/2021 às 10:54 AM

O presidente Jair Bolsonaro aprovou resolução do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) que cria grupo de trabalho para analisar a adição de biodiesel ao óleo diesel B, vendido ao consumidor final. O despacho foi publicado na edição desta quarta-feira (27), no Diário Oficial da União.

O grupo deverá propor critérios para a previsibilidade do teor mínimo obrigatório de biodiesel no óleo diesel. O relatório final deverá ser entregue ao CNPE em 30 dias, podendo ser prorrogado. A medida visa a proteger os interesses dos consumidores quanto a preço, qualidade e oferta, além de garantir o suprimento de combustíveis em todo o território nacional.

Marcelo Maranhão afirma que o percentual deveria ser reduzido                          Foto: Portal IN

De acordo com Marcelo Maranhão, presidente em exercício do Setcarce e diretor da Fetranslog Nordeste, as entidades que representam o setor de transporte rodoviário de cargas e passageiros vão acompanhar os trabalhos, uma vez que o uso do biodiesel gera impactos nos custos operacionais, especialmente na manutenção dos motores dos veículos.

“A Confederação Nacional dos Transportes foi convidada para fazer parte desse grupo de trabalho. Nossa intenção é que o percentual de biodiesel seja reduzido, devido aos problemas que já foram elencados. Mas o pessoal do agronegócio pretende aumentar. Vamos discutir tecnicamente essa questão, a fim de que possamos encontrar um denominador comum, que não prejudique o setor de transportes, o próprio agronegócio e outros segmentos que utilizam o diesel como sua fonte energética”, salientou Maranhão.

Em nota, a Secretaria-Geral da Presidência da República explicou que a criação do grupo tem três motivações principais. A primeira é subsidiar o CNPE, em caso de necessidade, na definição do teor de biodiesel adicionado ao diesel, por meio do estabelecimento de uma metodologia robusta e com critérios objetivos.

Além disso, o tema poderá ser tratado por meio de grupo multidisciplinar, incluindo todas as áreas do governo impactadas pelo o Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel. Por fim, dar previsibilidade do teor de biodiesel ao setor produtivo e à sociedade. (Com informações da Agência Brasil)

Mais notícias

Ver tudo de IN Business