CONTRATAÇÃO DE PCDS
Governo do Ceará certifica a CSP como “Empresa Completa, Empresa que Inclui”
Por Marcelo - Em 22/09/2021 às 11:16 AM
O Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT) concedou o certificado de “Empresa Completa, Empresa que Inclui”, para a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), durante solenidade realizada no Palácio da Abolição. E foi o próprio governador Camilo Santana quem entregou o documento ao presidente da siderúrgica, Marcelo Botelho.
O certificado tem o objetivo de homenagear as empresas que mais incluíram profissionais com deficiência em suas atividades, fortalecendo o compromisso com a inclusão social para o trabalho. Tradicionalmente realizado em setembro, o evento celebra o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado nesta terça-feira (21).
“Nosso projeto de inclusão social é de proteção de um grupo e leva em consideração as restrições de cada pessoa para poder adequar e linkar a vaga existente com o empregado, mas o mérito daí para frente passa a ser 100% dele. A CSP tem feito seu trabalho e tem que fazer muito mais. A parceria com o IDT é um dos prismas da relação profissional com o Governo do Estado do Ceará”, ressaltou Marcelo Botelho.
O programa Aprendiz PCD da CSP é uma das oportunidades de formação profissionalizante oferecidas pela empresa e que contempla, prioritariamente, moradores dos municípios de São Gonçalo do Amarante e Caucaia, onde reside grande parte do seu corpo de colaboradores.
“A CSP aproveita estrategicamente esse programa de aprendizagem e proporciona uma formação em siderurgia. Já tivemos outra turma focada em formação administrativa, mas como hoje a siderúrgica tem uma oportunidade maior de contratação, resolvemos focar o programa para a operação. Esse reconhecimento celebra nosso esforço de buscar parceiros e contratações locais”, comentou Clarissa Sendra, gerente de RH da companhia.
A CSP é uma joint venture entre a Vale e as sul coreanas Posco e Dongkuk Steel, que possui 2.527 colaboradores, sendo que 98,9% destes profissionais são brasileiros, e 60% cearenses, sendo que na operação, 86,3% são nascidos no Ceará. Além disso, 11% são mulheres e a companhia tem 56 PCDs contratados.