NOVA MATRIZ ENERGÉTICA
Governo do Ceará e Editora Globo vão realizar seminário internacional de H2V
Por Marcelo - Em 08/10/2021 às 7:26 PM
O Governo do Ceará realiza na próxima quinta-feira (14), em parceria com a Editora Globo e o jornal Valor Econômico, o “Seminário Internacional Hidrogênio Verde no Ceará”, que será transmitido por meio de uma Live nas redes sociais, das 9 às 12 horas. Um evento relevante, com a participação de grandes players do setor.
Na oportunidade serão debatidas as vantagens competitivas do Estado para a implantação do Hub de Hidrogênio Verde, uma iniciativa pioneira no Brasil, mas que segundo o mapa Bloomberg News Energy Finance, o Ceará está entre os quatro melhores locais do mundo para a produção desse tipo de energia limpa.
Afinal, o H2V é obtido a partir da eletrólise da água e, além de fontes no subsolo, pode utilizar também a água do mar dessalinizada. Como o Ceará tem uma alta capacidade de geração de energias renováveis – eólica e solar – possui as condições ideais para produzir o Hidrogênio Verde com baixo custo.
O governador Camilo Santana e os secretários do Desenvolvimento Econômico e Trabalho e do Meio Ambiente – Maia Júnior e Artur Bruno, respectivamente -, participarão do seminário, ao lado do embaixador da União Europeia no Brasil, Ignacio Ibáñez, e Carlos Antônio Costa.
De acordo com o estudo “Scaling Up”, do Hydrogen Council, em menos de 30 anos o hidrogênio deverá representar 18% da matriz energética global, reduzindo em até seis gigatoneladas a emissão de carbono na atmosfera, gerando negócios da ordem US$ 2,5 trilhões e mais de 30 milhões de empregos.
Protagonista na geração de energia eólica, mais uma vez o Ceará parte na frente com a ideia de se tornar um Hub de Hidrogênio Verde no Brasil. Cinco memorandos de entendimento já estão assinados com grandes players mundiais, como Enegix Energy, Fortscue, Grupo Linde (White Martins), Qair Brasil, EDP e Neoenergia, que representam investimentos de R$ 100 bilhões nos próximos 15 anos.