Governo do Ceará incentiva geração renovável de energia

Por Admin - Em 24/10/2018 às 1:13 PM

As fontes renováveis representam o futuro da geração de energia no Brasil e no mundo. Por esse motivo, o Governo do Ceará tem buscado, cada vez mais, incentivar o desenvolvimento do setor no Estado, que tem grande potencial energético renovável.

Ampliando as discussões sobre o assunto, a Seinfra sediou a primeira reunião do Conselho Gestor do Fundo de Incentivo à Eficiência Energética, criado para estimular o desenvolvimento e financiamento dessa eficiência e da micro e minigeração distribuída, com base nas fontes renováveis – eólica e solar.

O secretário Executivo da Seinfra, Paulo César Moreira de Sousa, abriu a reunião ressaltando a importância do FIEE. “O Conselho aqui criado servirá para que possamos dar celeridade às questões relacionadas ao FIEE, por reconhecermos a importância dessas fontes renováveis e pensando também no desenvolvimento do nosso estado”, disse.

Composto por representantes da SDE, Sefaz, Seplag, FIEC, CREA-CE, Uece e UFC, além de representantes de entidades da sociedade civil, o Conselho Gestor do FIEE deverá se reunir de forma sistemática para definir estratégias e novos projetos.

Atualmente, o Ceará tem capacidade de gerar 4.114 MW de energia elétrica. A energia eólica é a segunda principal fonte energética do Estado, com potência instalada de 1.956 MW, atrás da a geração termelétrica (2.152 MW). São 76 parques eólicos em funcionamento e outros cinco em construção. 

Fonte eólica é a segunda maior geradora de energia do Ceará, atrás apenas da termelétrica

Foto: Divulgação

Mais notícias

Ver tudo de IN Business