SETOR AÉREO
Governo Federal deverá abrir mercado de QAv no Brasil para reduzir preço das passagens
Por Marcelo - Em 19/02/2020 às 5:50 PM
O Governo Federal está buscando uma maneira de reduzir o valor do querosene de aviação (QAv), com o objetivo de conseguir que as empresas aéreas ofereçam passagens por preços mais acessíveis. Afinal, o QAV é responsável por 30% dos gastos das companhias.
Uma das opções analisadas seria certificar e reduzir o Imposto de Importação de outro tipo de querosene, muito usado fora do Brasil, e que tem pouca diferença entre o que a Petrobras produz em território nacional.
O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, o presidente do Cade, Alexandre Barreto, além de integrantes dos ministérios da Economia e Minas e Energia estiveram reunidos para debater o assunto, e conseguir uma redução no valor das passagens aéreas.
Possíveis ações anticompetitivas na distribuição do QAv no Brasil, que é liderada pela Petrobras, Raízen e BP, estão sendo analisadas pelo Cade. E os integrantes do Governo não querem que o trabalho seja interpretado como uma forma de forçar uma queda artificial do preço do QAv, mas uma redução efetiva dos custos na cadeia de produção. (Com informações do Valor)