RECURSOS

Governo federal está reformulando programa de vale-gás, diz Haddad

Por Redação - Em 17/10/2024 às 12:48 AM

GÁs De Cozinha Foto Agência Brasil

A proposta original, apresentada no final de agosto, visava alterar o auxílio-gás para permitir que os recursos provenientes da exploração de petróleo no pré-sal fossem transferidos diretamente para a Caixa Econômica Federal FOTO: Agência Brasil

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou, nessa quarta-feira (16), que o programa de vale-gás para famílias de baixa renda está em processo de reformulação e será apresentado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva após seu retorno da cúpula dos Brics na Rússia, prevista para a próxima semana.

A proposta original, apresentada no final de agosto, visava alterar o auxílio-gás para permitir que os recursos provenientes da exploração de petróleo no pré-sal fossem transferidos diretamente para a Caixa Econômica Federal. A ideia era que a instituição assumisse a responsabilidade pelos pagamentos dos benefícios, retirando o custo do programa do Orçamento. Contudo, essa abordagem foi criticada por especialistas, que a consideraram uma manobra para contornar regras fiscais, colocando em risco a credibilidade das contas públicas.

“Nós estamos redesenhando o programa e vamos submeter ao presidente oportunamente”, declarou Haddad durante uma entrevista no Palácio do Planalto, após reunião com Lula, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e o presidente da Febraban, Isaac Sidney.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business