Governo quer implantar CDR em todo o Ceará

Por Admin - Em 19/12/2018 às 12:48 PM

O Governo do Ceará quer fomentar a produção de Combustível Derivado de Resíduos (CDR) em todo o Estado. Com esse objetivo, o secretário das Cidades, Paulo Henrique Lustosa, assinou um Termo de Cooperação Técnica juntamente com a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP).

Também assinaram o documento os consórcios para Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Sobral (CGIRS-RMS) e da Região do Vale do Jaguaribe (CGIRS-VJ), além de outros órgãos públicos e entidades.

Os trabalhos têm previsão de conclusão de 24 meses e os primeiros estudos resultantes deste instrumento devem ser disponibilizados no próximo mês de março. A cooperação técnica vai definir a estratégia a ser adotada pelos parceiros envolvidos, considerando os âmbitos econômico, social, técnico e ambiental para incentivar a valorização energética dos resíduos antes que estes sejam dispostos em aterros sanitários.

A expectativa é que por meio dessa ação a quantidade de rejeitos aterrados seja reduzida (ampliando a vida útil das estruturas construídas), e haja um aumento da quantidade de material reciclável. 

Como consequência, a produção de CDR vai contribuir para a redução da quantidade de gases do efeito estufa, tanto pela diminuição do metano oriundo da decomposição dos resíduos quanto pela substituição de fontes de energia fósseis, a exemplo do que já ocorre na GNR Fortaleza.

O co-processamento de resíduos é uma realidade crescente no país, podendo suprir demandas energéticas na produção de cimento, geração de energia, caldeiras, fornos de indústrias cerâmicas, dentre outros. Na capital cearense, a Cerbras já utiliza Gás Natural Renovável (GNR).

O fomento a esse tipo de substituição energética a partir de resíduos é uma forma de atender às políticas Nacional e Estadual de Resíduos Sólidos e de Mudanças Climáticas.

Camilo Santana e Roberto Cláudio participaram da inauguração da GNR Fortaleza

Foto: Divulgação

Mais notícias

Ver tudo de IN Business