DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO
Grupo carioca entrega a primeira fase do Carnaúba Wind House na Praia do Preá
Por Marcelo - Última Atualização 27 de outubro de 2024
O Grupo Carnaúba promoveu, neste fim de semana, uma celebração exclusiva na charmosa Praia do Preá para marcar a entrega da primeira fase do Carnaúba Wind House, um projeto ambicioso que promete transformar a região no primeiro destino turístico planejado do Brasil, com foco especial nos esportes de vento, como o kitesurf. Localizado à beira-mar e a apenas 20 minutos do Aeroporto Regional de Jericoacoara, o Carnaúba Wind House se destaca como o primeiro beach club da região a oferecer uma infraestrutura sofisticada e especializada para os entusiastas do kitesurf.
Com um conceito inovador, o empreendimento combina hospedagem flexível com o privilégio de um título vitalício de clube, onde os sócios e suas famílias podem desfrutar do conforto de uma casa de férias, aliado à comodidade e aos serviços de um hotel cinco estrelas. A proposta pioneira do Carnaúba Wind House não se limita apenas à experiência de hospedagem, mas também busca criar um novo padrão de excelência e exclusividade na oferta turística, posicionando o Preá como um destino de referência internacional para os amantes da prática esportiva.
Com a presença dos sócios-fundadores Glenda Kozlowski, Felipe Bronze, Flávio Canto, Álvaro Garnero, Marina Pumar, Chloe Calmon e Mari Britto, e executivos do grupo investidor – como Júlio Capua e Eduardo Juaçaba -, a festa agitou a praia no sábado à noite. Nesta primeira fase foram entregues sete bangalôs, com 19 acomodações. Mas o projeto total contará com aproximadamente 200 quartos em 95 edificações previstas até o final de 2027.
“A gente fez esta primeira fase, pois entendemos que é importante, a cada ano, realizarmos obras, não ficarmos só na maquete e no PowerPoint. Corremos para em julho termos a piscina e aceleramos para entregar as primeiras 19 chaves do Wind House. Para julho de 2025 teremos mais 39 chaves e talvez possamos chegar a 70 quartos, o kids club, a academia, o spa, quadras de tênis, beach tennis e padle. Concluindo quase toda a infraestrutura do clube e entregando mais uma etapa do restaurante”, afirma Julio Capua, cofundador do Grupo Carnaúba.
Desenvolvimento urbano
O Grupo Carnaúba adquiriu, em 2022, 12 milhões de m² em terrenos na região do Préa, com 4,2 quilômetros de frente para a praia. O investimento total projetado na região é de mais de R$ 4 bilhões até 2034, com cerca de R$ 250 milhões já investidos no Carnaúba Wind House. O clube ocupa um espaço de 113 mil m² e gera cerca de 600 empregos, sendo 150 diretos e 450 indiretos.
“O objetivo do Grupo Carnaúba de tornar o Preá em um dos principais destinos turísticos do país, de forma sustentável e planejada, ganha força com a entrega do Carnaúba Wind House. Esse é um produto imobiliário inovador, versátil e sem preocupação com manutenção ou administração do imóvel. Uma oportunidade única de ter uma casa de alto padrão, em um lugar paradisíaco e com a melhor experiência para quem pratica ou não o kitesurf”, informa Julio Capua.
Ele anunciou que está em fase de projeto a construção do Hotel Anantara Preá, um empreendimento de luxo com a renomada bandeira tailandesa. Previsto para ser inaugurado em 2026, o hotel cinco estrelas contará com 70 bangalôs e quartos, além de aproximadamente 25 residências exclusivas (branded residences), oferecendo uma experiência de hospedagem de alto padrão. “Já recebemos o aval do Banco do Nordeste (BNB), que demonstrou interesse em participar do projeto por meio de uma carta-consulta, reconhecendo o potencial do hotel para impulsionar ainda mais o desenvolvimento e gerar oportunidades de trabalho para centenas de pessoas na região”, destaca.
Além disso, o Grupo Carnaúba prepara-se para lançar em breve um projeto do programa Minha Casa Minha Vida em parceria com a Olé Casas, uma construtora de Fortaleza com vasta experiência no segmento, tendo entregado mais de 26 mil unidades habitacionais em todo o Brasil. O plano é replicar, no Preá, o sucesso de um empreendimento próximo a Fortaleza, onde são construídas 35 casas planas por mês, adotando um cronograma ágil e eficiente.
“A gente não quer verticalizar, mas fazer um bairro bem horizontal, com implantação diferenciada, ruas largas, paisagismo bom, ciclovia, colado à Vila do Castelhano, que já tem igreja, praça, mercado, escola, acabou de inaugurar um posto de saúde, e ao lado vamos fazer o MCMV faixas II e III, com uma demanda estimada de 1.000 unidades na primeira fase, talvez mais. Queremos fazer vilas com cerca de 28 casas, mantendo a personalidade de uma vila de pescadores, com alguma bossa, cores vivas, mesmo sendo uma casa popular. Mas sem querer inventar a roda, pois ele têm muita expertise, sempre pensando no crescimento da região do Preá de forma organizada, bonita e sustentável”, salienta.
Vila Carnaúba
Disse, ainda, que a Vila Carnaúba está com 48 casas em obra, dos 110 lotes comercializado, com muitos proprietários realizando os projetos arquitetônicos. Por isso, acredita que a velocidade de construção das casas deve ser alta, tanto que quatro ou cinco delas já estarão prontas para o Réveillon, mesmo sendo casas amplas e de alto padrão. “Ao longo do ano que vem as outras 43 serão concluídas. Na segunda fase do Vila Carnaúba serão vendidas casas prontas, pois percebemos que o mercado de compradores de casa é bem maior que o de compradores de lotes e as pré-reservas devem ocorrer já em novembro”, ressalta o empresário.
“A gente focou em diferentes tipos de produtos, que possam atender a todas as necessidades de quem virá passar férias, pretende investir ou vive na região do Preá. O projeto de saneamento básico do Cagece deve ser iniciado em breve e a gente quer agradecer ao time e parceiros. A gente tem recebido muita ajuda do Estado, do município, há uma parceria, uma clareza grande de todos os entes de que o turismo é que vai gerar mais emprego e desenvolvimento no Litoral Oeste do Ceará. O mais difícil era o aeroporto, que já temos aqui, com voos regulares e é excelente. Agora temos de garantir que resto todo venha o mais rápido possível, com a melhor qualidade e planejamento possíveis. Mas, sem a ajuda do poder público, não daria para fazermos tão rápido e nem com tanta segurança. É uma parceria muito importante, há um ciclo virtuoso, vamos trazer eventos bacanas para cá, atraindo as pessoas e marcas bacanas para unirem-se a nós”, complementa Julio Capua.