Expansão e desenvolvimento
Grupo Carmais retoma as atividades na segunda-feira, dia 8, e planeja inaugurar novas revendas
Por Pompeu - Última Atualização 31 de maio de 2020
Maior grupo de concessionárias do Ceará, com mais de trezentos mil veículos entregues, o Grupo Carmais, formado pela Sanauto (Chevrolet), Jangada Nissan, Jangada Kia, Jangada Renault, Jangada Ford, Honda Novaluz, CDA(Fiat), Vouga(Fiat), Nossa Moto e Scania Conterrânea, retoma suas atividades na próxima segunda-feira, dia 8 de junho, após flexibilização anunciada, ontem(28), pelo governador Camilo Santana e nos informa – com exclusividade – que abrirá mais três lojas.
Atualmente, são 21 concessionárias autorizadas, representando nove marcas de automóveis, motocicletas e caminhões, na capital e interior (Baturité e Juazeiro do Norte, Caucaia), além de duas lojas multimarcas de carros seminovos, bem como duas concessionárias de caminhões em Mossoró e Natal, no Rio Grande do Norte.
“Acabamos de inaugurar uma Honda Novaluz em Juazeiro do Norte. A loja passa a atender toda a região do Cariri. Nosso planejamento prevê abrir de duas a três unidades nos próximos dois anos”, afirma Leonardo Dall’Olio, diretor Comercial do Grupo Carmais.
Com 47 anos de mercado, um dos principais diferenciais do Grupo é associar um passado de muita credibilidade, seriedade e solidez a uma visão sempre aberta ao futuro, com a busca de inovações e tecnologias para facilitar e encantar a jornada de compra. De acordo com Leonardo, isso tudo resulta em uma relação de muito respeito com o cliente e essa relação é tratada como prioridade no negócio com a participação ativa dos stakeholders Edson Ventura, Júlio Ventura, Francisco Ventura e Edson Ventura Filho.
Operação de Vendas
Com um total de 850 colaboradores diretos e mais de 200 indiretos, e uma clientela fiel, com o atual período de pandemia causado pelo Coronavírus, novas técnicas de vendas foram desenvolvidas.
“Esse período nos obrigou a desenvolver novas técnicas para seguir com os processos de venda à distância. Partindo da forma de comunicação com o cliente, passando por todo o processo de compra, como avaliação de usados e análise de crédito e terminando com a entrega do veículo na residência do comprador”, explica Dall’Olio.
Conforme aponta, atividades que levariam, em média, três anos para serem colocadas em prática, foram iniciadas de imediato e com muita rapidez. Com a interrupção do funcionamento das lojas físicas, as equipes passaram a trabalhar em esquema de home office. “Foi realmente um grande desafio gerenciar centenas de pessoas à distância mas, com a ajuda da tecnologia e o comprometimento deles, conseguimos manter nossos níveis de qualidade mesmo sem o atendimento presencial”, orgulha-se.
Estratégias de Marketing
Logo no início da pandemia, com a restrição no funcionamento das lojas, a equipe técnica da Carmais criou um “comitê de Marketing” que tinha como principal atribuição, pensar em alternativas de como chegar até o cliente. Desses encontros virtuais saíram ideias de “Lives” com um showroom virtual, estratégias de campanhas no Google, Sites, WhatsApp e Redes Sociais, programas de indicações e etc. “O engajamento dos nossos times de vendas foi simplesmente espetacular e passamos a contar com um exército de divulgadores no Instagram e Facebook”, revela Dall’Olio.
Projeções de vendas
O diretor Comercial da Carmais diz que, nesse cenário atual, falar em meta de vendas é muito arriscado. “Os últimos três meses foram bem desafiadores com a queda das vendas e do faturamento, mas, mesmo assim, mantemos nossas participações de mercado em 26% em automóveis e 23% em motocicletas. Estamos muito confiantes e preparados para a retomada dos negócios já nos próximos meses”, projeta. Com relação a 2021, Léo assevera que a projeção é chegar aos 30% de market share no mercado de automóveis e em 28% no mercado de motocicletas.
Projetos futuros e expansão
Com duas lojas de seminovos, a comercialização de carros usados é uma das expertises do Grupo e que ajuda bastante na venda de veículos zero km, pois sempre há uma grande capacidade de compra com preços muito atrativos para os clientes, o projeto é o de inaugurar mais uma unidade ainda em 2020. “Nós, no Grupo Carmais, nunca paramos de pensar no futuro e investimos boa parte do nosso tempo pensando e criando novas formas de satisfazer nossos clientes”, analisa o Diretor.