Grupo espanhol arremata Aeroporto de Juazeiro do Norte

Por Admin - Em 15/03/2019 às 11:00 PM

A espanhola Aena Desarrollo Internacional foi a vencedora do leilão de concessão do Bloco Nordeste de aeroporto realizado pela Anac e vai administrar o Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, em Juazeiro do Norte, pelos próximos 30 anos.

Além de Juazeiro, a companhia vai administrar os aeroportos de Recife (PE), Maceió (AL), Aracaju (SE), João Pessoa e Campina Grande (ambos na Paraíba). Os seis equipamentos foram arrematados pelo valor de R$ 1,9 bilhão.

O pregão aconteceu na B3, em São Paulo. Só no equipamento cearense, o investimento será na ordem de R$ 193,5 milhões para ampliação e manutenção. O governador Camilo Santana acompanhou de perto o decorrer do certame.

Para ele, a novidade vai trazer um crescimento para a região em termos de voos, investimentos e oportunidades, igual ao que aconteceu em Fortaleza com a concessão do Aeroporto Internacional Pinto Martins, ao grupo alemão Fraport AG.

“Isso significa mais desenvolvimento para o Cariri, que já é um grande centro de negócios e de turismo religioso. Foi um dos aeroportos mais disputados no leilão. O sucesso que hoje ocorre em Fortaleza vamos ter em Juazeiro do Norte. Não tenho dúvida que o aeroporto vai ter um crescimento forte, se transformando em um grande centro de conexão regional do Nordeste”, comemorou Camilo.

Continuar investindo na melhoria da infraestrutura será importante para alavancar esse crescimento e o governador anunciou que além de ampliar o anel viário de Juazeiro do Norte até o aeroporto haverá obras na Arena Romeirão e será implantado o teleférico do Horto do Padre Cícero.

O planejamento com a concessão é aumentar em 200% o tamanho do terminal de passageiros nos próximos 15 anos, saindo dos atuais 2,5 mil m² para 7,5 mil m² até 2034, ano final da primeira fase da concessão. Uma segunda ampliação para 10 mil m² já está prevista na outra metade do projeto.

Nos primeiros 15 anos, a expectativa é que 1,4 milhão de pessoas utilizem o terminal, gerando um crescimento de 138% em relação aos dados de 2016 (590,7 mil). No fim da concessão, em 2048, deverão ter passado pelo aeroporto 2,8 milhões de passageiros por ano.

Camilo Santana participou do batimento do martelo no leilão desta manhã, em São Paulo

Foto: Divulgação

Mais notícias

Ver tudo de IN Business