Grupo Marquise inaugura GNR Fortaleza dia 16
Por Admin - Em 09/04/2018 às 12:59 PM
O Grupo Marquise inaugura, no próximo dia 16, a GNR Fortaleza (Gás Natural Renovável Fortaleza), com planta localizada no município de Caucaia. O empreendimento é o primeiro do gênero no Norte/Nordeste. O biogás é produzido no Asmoc (Aterro Sanitário Municipal Oeste de Caucaia), que diariamente recebe cerca de 3 mil toneladas de resíduos sólidos domiciliares.
“Essa foi uma preocupação da Ecofor Ambiental, pensando não apenas em atender à legislação, mas também em encontrar uma tecnologia de tratamento de resíduos que tornasse o processo cada vez menos agressivo ao meio ambiente”, disse Hugo Nery, diretor-presidente da Marquise Ambiental. Depois disso o grupo procurou parcerias no mercado e identificou a Ecometado. “E assim, foi pensada e concretizada a GNR Fortaleza”, completou Nery.
O biogás é purificado e convertido em biometano ou gás natural renovável. Serão produzidos aproximadamente 84 mil m³ de biometano por dia, e, futuramente, a planta será ampliada para produzir até 150 mil m³ de gás diariamente, tornando-se, assim, a maior do País, até o momento, em volume de GNR especificado segundo as regras da Agência Nacional do Petróleo e Biocombustíveis (ANP).
Segdo com o Ministério do Meio Ambiente, cada brasileiro produz, em média, de 800 gramas a um quilo de resíduos sólidos urbanos por dia. São mais de 250 mil toneladas de lixo produzidas diariamente no País, sendo que o biogás gerado pela decomposição desse material é composto, principalmente, pelo gás metano, desperdiçado e emitido para a atmosfera.
Com a instalação da GNR Fortaleza, além da produção de biometano, será possível evitar que mais de 520 mil toneladas de gás carbônico sejam lançados no ar anualmente, reduzindo a emissão de gases de efeito estufa. Trata-se, portanto, de uma solução sustentável que contribui para minimizar os problemas ambientais e de saúde, provenientes da gestão ineficiente do lixo.
Usina GNR Fortaleza utilizará matéria-prima oriunda do Aterro Sanitário Municipal de Caucaia
Foto: Divulgação