RENOVAÇÃO DE FROTA E QUALIFICAÇÃO
Guanabara investe R$ 100 milhões em tecnologia e segurança até o fim do ano
Por Marcelo - Em 29/07/2024 às 10:17 AM
A Guanabara vai investir R$ 100 milhões visando ampliar a segurança de seus clientes e colaboradores, realizando a renovação de sua frota de ônibus até o final deste ano. Os novos veículos possuem tecnologia embarcada de última geração, aliada a muito conforto e itens de segurança. Além disso, vai promover a capacitação de seus profissionais.
Esses investimentos se refletem diretamente na segurança das viagens. “Contamos com uma equipe experiente, que passa constantemente pelo processo de qualificação e reciclagem para poder operar com máxima eficiência todos os sistemas que nós colocamos à disposição” explica Rodrigo Mont’alverne, gerente de Marketing da Guanabara.
Além das formações para os profissionais, o padrão de excelência dos ônibus da Guanabara é composto por diversas tecnologias que contribuem para a segurança no trânsito, como: o monitoramento completo do desempenho dos veículos, a fim de verificar a eficiência do sistema no que se refere a horários de chegada e saída, tempo de trajeto e itinerário.
Os ônibus também possuem sistema anti-colisão: baseado na detecção e monitoramento constante do ambiente ao redor do veículo ou equipamento. Esses sistemas utilizam sensores para identificar a presença de objetos, calcular a distância e a velocidade relativa, e determinar se há risco de colisão. Como o sistema de frenagem automática de emergência (AEB) identifica o risco de colisão com outros veículos ou pedestres e freia automaticamente o ônibus, evitando acidentes.
Há, ainda, o sistema de alerta de faixa de rolamento (LDWS), que monitora a trajetória do ônibus e alerta o motorista caso ele esteja saindo da faixa de rolamento sem sinalizar. E um modermo sistema anti-tombamento: quando o ônibus está perdendo a tração, o motorista é alertado para retomar o controle, principalmente na descida das serras, pois esse equipamento controla a locomoção.
Capacitação
A Guanabara também investe na capacitação dos seus motoristas, cobradores e demais profissionais, com treinamentos regulares sobre segurança no trânsito, primeiros socorros, atendimento ao cliente e outros temas relevantes, sempre visando melhorar o atendimento e a segurança das viagens dos passageiros.
Os treinamentos, ministrados por instrutores qualificados, visam aprimorar as habilidades dos profissionais e garantir um atendimento de excelência aos clientes, seguindo as determinações do Marco Regulatório do Transporte Regular Rodoviário Coletivo Interestadual de Passageiros (TRIP), aprovado pela ANTT em dezembro do ano passado e que encontra-se em vigor.