CORREÇÃO DA TABELA

Haddad afirma que compensação para isenção de IR até R$ 5 mil está pronta

Por Redação - Em 05/02/2025 às 4:06 PM

Fernando Haddad Foto Agência Brasil

Segundo Haddad, a proposta de correção é um passo importante, mas que não pode ser implementada sem uma devida compensação fiscal FOTO: Agência Brasil

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou nesta quarta-feira (5) que o projeto de compensação para a correção da tabela do Imposto de Renda, que beneficiará quem ganha até R$ 5 mil, já está finalizado e em mãos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em coletiva de imprensa na Câmara dos Deputados, Haddad afirmou que o projeto será brevemente apresentado, após a entrega de uma lista com 25 prioridades da equipe econômica ao novo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB).

Segundo Haddad, a proposta de correção é um passo importante, mas que não pode ser implementada sem uma devida compensação fiscal. O ministro também explicou que a reforma seguirá com cautela e transparência, com a expectativa de que o projeto seja tramitado com a devida análise pelo Congresso. Ele destacou que a reforma não exigirá emenda constitucional ou lei complementar, mas ainda assim terá um impacto econômico relevante para todo o país.

“Essa é uma reforma que queremos que tramite com a cautela devida, com a transparência. Como ela terá vigência a partir de 1º de janeiro do ano que vem, o Congresso precisa de tempo para analisá-la”, disse Haddad, ressaltando que o envio do projeto ao Legislativo deve ocorrer nas próximas semanas.

O ministro também comentou sobre uma “correção” feita no desenho da reforma, que havia atrasado o encaminhamento do projeto. Segundo Haddad, o presidente Lula concordou com a medida, que visou garantir que não houvesse injustiças no processo. Ele reforçou que a tramitação será iniciada formalmente, com o projeto chegando ao Congresso mais “redondo”, facilitando seu trâmite.

Haddad ainda fez elogios à liderança do deputado Hugo Motta, destacando a relação de colaboração e respeito entre ambos. “Vejo, na figura do deputado Hugo Motta, uma liderança extraordinária, que o Brasil já conhecia e passa a conhecer melhor agora em um cargo tão importante”, afirmou, ressaltando a importância da parceria entre Executivo e Legislativo.

Por sua vez, Hugo Motta se comprometeu a manter uma postura de lealdade e colaboração com o governo, destacando que a prioridade da Câmara será sempre o país e não a criação de obstáculos desnecessários. “Nós teremos uma relação de lealdade. Lealdade ao país, não ao governo”, afirmou Motta, destacando que a responsabilidade fiscal será uma das principais pautas da nova legislatura.

Na terça-feira (4), o presidente da Câmara já havia mencionado, em entrevista à CNN, que a prioridade do Congresso será a responsabilidade fiscal e a busca por soluções que não envolvam o aumento da carga tributária. Motta enfatizou que o governo precisa mudar o rumo das decisões econômicas para garantir a estabilidade e o crescimento do país.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business