ORÇAMENTO
Haddad defende transparência das contas para avaliar medidas de ajuste
Por Redação - Em 04/09/2024 às 11:26 AM
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, defendeu, nesta quarta-feira (4), a transparência nas contas públicas como essencial para avaliar e ajustar as necessidades fiscais do país. Em entrevista à GloboNews, Haddad destacou que a quitação dos precatórios pelo governo é uma medida importante para garantir visibilidade nas finanças do Brasil.
“Como é que o Congresso vai se debruçar sobre qualquer proposta sem saber como estão realmente as contas da previdência?”, questionou o ministro, ressaltando a importância de uma visão clara das finanças para a tomada de decisões legislativas.
Haddad também abordou o acompanhamento das despesas, mencionando as alterações no Benefício de Prestação Continuada (BPC) feitas em 2021 como exemplo de problemas anteriores. Segundo ele, essas mudanças permitiram a concessão de benefícios a pessoas fora do alvo original do programa. “Estamos estudando os impactos dessa situação agora, depois de anos de descontrole”, afirmou o ministro, destacando a necessidade de corrigir erros passados.
Além disso, o ministro discutiu o controle dos riscos fiscais associados a decisões judiciais, apontando que mais de R$ 1 trilhão foi retirado do quadro de riscos fiscais. Haddad afirmou que o governo não evita discutir assuntos que beneficiem o crescimento do Brasil, mas ressaltou a importância do processo democrático. “Nós não temos o tabu de discutir nenhum assunto em benefício do crescimento do Brasil. Agora, eu tenho o tempo da política. Você não está numa ditadura, você está numa democracia, e isso exige a cautela devida”, disse ele, enfatizando que propostas precisam passar por discussão no Congresso para serem efetivas.