CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL
Hidrogênio Verde abre várias carreiras de futuro no mercado de trabalho cearense
Por Marcelo - Em 23/07/2024 às 8:05 PM
O setor do Hidrogênio Verde (H²V) abrirá milhares de oportunidades no mercado de trabalho cearense nos próximos anos, devido ao Hub que está sendo implantado no Complexo do Pecém. O estudo ‘Mercado de Hidrogênio Verde e Power to X: demanda por capacitações profissionais’, realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), mapeou diversas profissões que serão impulsionadas a partir da consolidação da cadeia produtiva de H²V no Brasil.
Entre os profissionais que mais poderão ser requisitados estão engenheiros das mais diversas especialidades (ambiental, elétrica, mecânica, química e de produção), economistas com experiência em planejamento e gestão, especialistas em regulação e legislação. Além de profissionais de nível técnico de perfis já consolidados (como eletrotécnica, mecânica, química e outros) que recebam formação específica em H²V.
Outro importante estudo intitulado ‘Hidrogênio Verde: Oportunidades para o Brasil’, elaborado pela Fundação Heinrich Böll Brasil, aponta que algumas das oportunidades de trabalho estão relacionadas à criação de projetos para a produção deste novo combustível. Esses projetos envolvem a construção, produção e operação de plantas geradoras de energia elétrica renovável, bem como a produção, distribuição e comercialização de H²V.
Capacitações
Antecipando-se à demanda por esses profissionais, a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) tem promovido importantes iniciativas voltadas para a capacitação na área, por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) e do Senai Ceará. O IEL Ceará iniciou em 2023 uma série de programas educacionais visando ao desenvolvimento de pessoas para o mercado, incluindo um MBA em Gestão de Energias Renováveis e Hidrogênio Verde, além de um curso de pós-graduação.
Já o Senai Ceará tem investido na estrutura para pesquisa e qualificação nesse novo mercado e inaugurou, em março deste ano, o Centro de Excelência para Transição Energética Jurandir Marães Picanço Júnior, um dos mais completos do País. Em parceria com três grandes organizações do setor – a Aeris Energy, a Maersk Training e a GIZ (Agência de Cooperação Alemã) – o equipamento abriga laboratórios de alto nível tecnológico, entre eles uma estrutura inteiramente dedicada à pesquisa e ao ensino na área de H²V.
Consultor de Energia da FIEC, Jurandir Picanço afirma que as capacitações oferecidas pela federação são importantes para que a demanda por profissionais qualificados possa ser suprida por talentos cearenses e não de fora. “É uma área em pleno crescimento que pode abrir portas para profissionais qualificados. As oportunidades são vastas”, observa.
Para quem deseja entender mais sobre o mercado do Hidrogênio Verde e descobrir como aproveitar as oportunidades na sua carreira, basta participar do FIEC Summit, o maior evento anual do Brasil dedicado à cadeia produtiva do Hidrogênio Verde, que acontecerá nos dias 12 e 13 de agosto, no Centro de Eventos do Ceará (CEC). Inscrições no link: https://fiecsummit2024.gupe.com.br/usuario/index?register.