Hotelaria deve investir e faturar mais este ano, diz MTur
Por Admin - Em 01/03/2019 às 4:31 PM
O primeiro semestre deste ano deverá apresentar um bom desempenho para o setor hoteleiro, de acordo com a pesquisa feita pelo Ministério do Turismo com 682 empreendimentos de todo o território nacional.
Isso porque o levantamento mostra que 67,6% dos empresários ouvidos pretendem realizar investimentos nos próximos meses e 47,8% vislumbram aumento de faturamento, configurando os maiores percentuais de otimismo verificados desde janeiro de 2018.
As maiores expectativas de aumento de faturamento com hospedagem foram verificadas entre os empresários de São Paulo (59,8%), estado com a maior oferta de leitos do País, Minas Gerais (59,3%) e Pernambuco (56,3%).
No Ceará, segundo o presidente da Abih-CE, Eliseu Barros, tem sido verificado um aumento do fluxo de viajantes para praias interioranas, especialmente Jericoacoara, mas também as regiões de Flecheiras, Trairi, Preá, Beberibe e Fortim.
“Temos uma perspectiva grande com relação ao turismo internacional, pois os voos estão se consolidando, surgirão novas operações durante este ano, que podem ajudar na expansão do fluxo de turistas para Fortaleza, mas o maior emissor ainda é o Brasil”, salientou Eliseu.
Já a projeção de realização de investimentos nos próprios negócios no período os percentuais mais altos foram verificados em Pernambuco (25%), Rio Grande do Norte (23,1%) e Minas Gerais (22%).
No recorte por regiões, Norte – com 21,2% e Centro-Oeste – com 19,9% – lideram com os maiores percentuais de hoteleiros dispostos a investir Sudeste (17,6%), Nordeste (17,3%) e Sul (11,9%) completam a lista.
O Sudeste, que abriga o maior parque hoteleiro do Brasil, revela que mais da metade dos empresários – 54,9% -, entrevistados pelo MTur, esperam faturar mais até julho. Em seguida, com maiores percentuais de otimismo aparecem Centro-Oeste (46%), e Nordeste (43,4%).
Hotéis de praias interioranas, como o Coliseum, têm atraído muitos turistas que vêm ao Ceará
Foto: Divulgação