Energética global
Hub do Hidrogênio Verde avança no Ceará
Por anamaria - Em 06/12/2022 às 10:35 PM
Com previsão de iniciar sua primeira fase de operações em 2026, a Comerc Eficiência e a Casa dos Ventos assinaram um pré-contrato com o Complexo do Pecém (CIPP S/A), no Ceará, para a instalação de unidade fabril de produção de hidrogênio e amônia verde. As empresas já haviam firmado um Memorando de Entendimento (MOU) tanto com o governo do Estado, como com o CIPP S/A, para assegurar sua participação no projeto do Hub de H2V do Ceará.
“O hidrogênio verde tem um potencial imenso para ser, senão o principal, mas um dos principais agentes da transição energética global rumo ao net zero. Aqui no Brasil, com a abundância de fontes de energia como solar e eólica, este cenário é extremamente favorável para nos colocar como um dos maiores players do mundo. E, por isso, é um grande prazer ter a Comerc Eficiência na vanguarda de um projeto inovador e que dá mais um passo em direção a uma economia sustentável, abrindo novas possibilidades de geração de riquezas para o país e criando milhares de empregos”, afirma Marcel Haratz, presidente da Comerc Eficiência.
Em plena capacidade operativa, o empreendimento terá capacidade de até 2.4 GW de eletrólise, produzindo mais de mil toneladas de hidrogênio por dia, possibilitando a entrega 2,2 milhões de toneladas de amônia verde por ano. O projeto, que já vem sendo trabalhado desde 2021, agora segue para a fase de licenciamento ambiental e projeto básico para iniciar sua implantação, que será dividida em etapas.