ALTA TECNOLOGIA
IA revoluciona o marketing e fortalece a atuação do ser humano para o sucesso
Por Marcelo - Em 22/04/2024 às 4:50 PM
A inteligência artificial (IA) tem acelerado as mudanças para empresas e negócios dos mais variados segmentos. No marketing, o cenário apresenta uma verdadeira revolução, com múltiplas ferramentas e recursos que podem ajudar as companhias a alcançarem seus objetivos de forma mais eficiente. O que já mudou ou ainda mudará envolve a forma como os clientes são entendidos, direcionados, envolvidos e, consequentemente, retidos.
Essa é a opinião de Danielle Oliveira Lopes, diretora de Marketing & Comunicação Latam da GFT Technologies, em seu artigo mais recente. “Sendo mais específica, a transformação digital vivida pelo marketing envolve capacitar as companhias a impulsionar o crescimento dos negócios, melhorar as experiências dos clientes e permanecer à frente da concorrência em um ambiente de mercado cada vez mais competitivo e orientado por dados. É por conta destas amplas bases de informações, aliás, que as redes sociais, as pesquisas, o trabalho criativo, o posicionamento da marca e as percepções da realidade estarão na base do trabalho dos CMOs (Chief Marketing Officers) e suas equipes daqui para frente”, afirma.
Tendência
Essa tendência foi constatada no levantamento da Gartner, no qual os pesquisadores apontam cinco tópicos centrais para o melhor aproveitamento da IA no marketing e que podem gerar novo valor para as marcas: Estabelecer o aprimoramento da IA Generativa para criativos internos; Investir em equipes multifuncionais para garantir que todo o conteúdo da marca esteja de acordo com as diretrizes; reorientar as estratégias de aquisição e fidelização de clientes para compensar o desgaste da mídia social; auditar e testar como as experiências sem IA impactam o envolvimento da marca, e desenvolver pesquisas de marca exclusivas para garantir menções na pesquisa de IA Generativa.
O estudo revelou, ainda, que pelo menos sete áreas de destaque em que a IA auxilia no trabalho diário das companhias, nas quais o marketing pode se beneficiar de maneira decisiva: Automação de tarefas repetitivas, como a criação de relatórios, o gerenciamento de mídias sociais e a segmentação de leads; personalização para segmentar anúncios com mais precisão para os clientes que mais provavelmente se interessarão por eles; chatbots para fornecer suporte ao cliente 24 horas por dia, sete dias por semana e para responder às suas perguntas em tempo real, e analisar grandes conjuntos de dados de clientes para identificar tendências e padrões.
A inteligência artificial ainda pode ser usada para otimizar campanhas de marketing em tempo real; prever o comportamento do cliente, ajudando as empresas a identificar quais produtos ou serviços são mais propensos a serem de interesse para seus clientes e a direcionar suas campanhas de marketing de forma mais eficaz, e analisar o sentimento das mídias sociais para identificar como o público se sente sobre uma marca ou produto.
Fator humano
Depois que o uso da tecnologia dominar pontos estratégicos e sensíveis da operação, o lado humano e criativo de CMOs e seus times estará liberado para atingir novos patamares de geração de resultados ímpares. Como aponta o Gartner, a IA vai demandar o aumento de gastos com talentos criativos, e não a redução. Além disso, 80% dos postos criativos avançados deverão ter a IA Generativa no seu escopo, o que deve gerar uma disputa pelas melhores mentes.
A executiva lembra que cabe aos líderes enxergar como a IA pode beneficiar as necessidades da sua empresa e sua área de atuação, direcionando os esforços das equipes por variáveis criativas e diferenciadas. “As transformações a cada nova geração da IA – uma atualização de impacto do ChatGPT, por exemplo, é esperada ainda neste ano -, não vão parar tão cedo. Por isso, pior do que o medo de tornar-se obsoleto é não abraçar as oportunidades que nos permitam atingir um patamar de destaque na nossa área de atuação”, completa Danielle Lopes.