PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS

Iate Clube de Fortaleza obtém adesão à Fase Piloto do Programa Bandeira Azul

Por Marcelo - Em 22/04/2024 às 2:20 PM

Marina do Iate Clube deve receber a Bandeira Azul ao se adequar aos critérios exigidos pelo programa

O Iate Clube de Fortaleza está em festa! Completando sete décadas de história, o clube náutico mais prestigiado da capital cearense, anuncia sua adesão ao Programa Bandeira Azul – Marinas, e essa conquista representa um compromisso sólido com a preservação ambiental e a promoção de práticas sustentáveis. A ideia Iate Azul surgiu como um dos mais relevantes encaminhamentos do 1º Simpósio de Esportes Náuticos e Cultura Oceânica, realizado no final do mês de novembro de 2023, no Iate Clube de Fortaleza, pela Escola de Canoagem Athēná, em parceria com o Coletivo Humanáuticos, Federação de Velas e Motor do Estado do Ceará, Aliança pela Cultura Oceânica, Maré de Ciências e Marinha do Brasil, através da Capitania dos Portos do Ceará e tem recebido, desde então, amplo e irrestrito apoio do comodoro Pompeu Vasconcelos.

O simpósio contou com a participação de palestrantes da Unifesp, Instituto de Ciências do Mar – Labomar-UFC, Instituto Federal Acaraú, Câmara Setorial de Economia Azul, gestores públicos estaduais e municipais, empresários, estudantes e atletas e reuniu público em geral de mais de 100 pessoas. Todas participaram gratuitamente dos três dias de palestras e rodas de conversas no Iate Clube, em torno de temas ligados à economia azul, empreendedorismo, esportes náuticos e cultura oceânica, o qual teve grande repercussão local, estadual e nacional. O documento oficial comunicando o ingresso do Iate Clube de Fortaleza na Fase Piloto do Programa Bandeira Azul foi emitido nesta segunda-feira (22), em Florianópolis, pela coordenadora nacional do programa, Leana Bernardi, do Instituto Ambientes em Rede.

Certificado Fase Piloto Bandeira Azul do Iate Clube de Fortaleza foi emitido nesta segunda-feira

“Portanto, o Iate Azul traz na sua essência o desenvolvimento de estratégias para dar início ao processo de certificação e implantação do Programa Bandeira Azul – Marinas , através de uma série de atividades esportivas, educacionais e culturais planejadas para o ano 2024, no cenário de comemorações dos 70 anos do clube e tem como objetivo geral promover a inserção do Iate Clube de Fortaleza na Agenda da Década do Oceano no Brasil. O Programa Bandeira Azul é uma iniciativa internacional que reconhece e certifica praias, marinas e embarcações comprometidas com a gestão ambiental responsável”, afirma Ana Thereza Matos, sócia do Iate Clube de Fortaleza, proprietária da Escola Athēná Esportes Náuticos e idealizadora do projeto, junto ao comodoro Pompeu Vasconcelos, para que o Iate Clube de Fortaleza pudesse aderir ao Programa Bandeira Azul – Marinas.

Marco relevante

Criado pela Foundation for Environmental Education (FEE), tem como Operador Nacional do Programa Bandeira Azul, o Instituto Ambientes em Rede, o qual incentiva ações que protegem os ambientes marinho/costeiro e lacustre, buscando qualidade e a preservação ambiental. A adesão do Iate Clube de Fortaleza à fase piloto do Programa Bandeira Azul – Marinas, anunciada em meio aos festejos dos seus 70 anos, constitui marco importante na gestão do comodoro Pompeu Vasconcelos, a qual incentiva ações que resgatam e promovem a missão genuína do clube para o desenvolvimento dos esportes e do turismo náutico, contribuindo sobremaneira para a economia local. Ao destacar a beleza e a relevância dos mares, os esportes náuticos também fomentam o turismo sustentável.

Ana Thereza Matos e Pompeu Vasconcelos estão unidos nesta conquista

Os esportes náuticos não apenas proporcionam diversão e saúde, mas também desempenham um papel crucial na disseminação da cultura oceânica e na proteção do nosso precioso ambiente marinho, conciliando lazer náutico com responsabilidade ambiental. “Serão inúmeros os benefícios alcançados pela Marina do Iate Clube de Fortaleza com a obtenção da Bandeira Azul, hoje almejada por várias cidades e marinas, dentre os quais destacam-se: visibilidade nacional e internacional; atração de mais visitantes e investidores; compromisso com a sustentabilidade, o que inclui gestão adequada de resíduos; conservação da água e a promoção da educação ambiental, além de proporcionar aos sócios e convidados instalações mais limpas e seguras. Durante a fase piloto o clube deverá se adequar a todos os critérios do Programa Bandeira Azul – Marinas em até dois anos. Junte-se a nós nessa jornada, na Década do Oceano, rumo a um ambiente marinho mais saudável e sustentável!”, convida Ana Thereza.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business