INVESTIMENTO DE US$ 400 MILHÕES

Ibama promoverá audiências públicas para debater o Projeto Santa Quitéria, que vai explorar urânio, fosfato e bicálcio

Por Marcelo - Em 31/05/2022 às 1:51 PM

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) promoverá audiências públicas sobre o Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima) do Projeto Santa Quitéria. As audiências serão realizadas nos dias 7, 8 e 9 de junho nas cidades de Santa Quitéria, Itatira (Lagoa do Mato) e Canindé, respectivamente.

Área da Mina de Itataia fica na zona rural entre Canindé e Santa Quitéria      Foto: Divulgação

Durante os eventos serão debatidos os detalhes do projeto que visa à exploração de fosfato e bicálcio, utilizados na produção de fertilizantes e em produtos para a alimentação animal. No local também será realizada a extração de urânio, garantindo a autossuficiência desse valioso minério para o Brasil. As empresas que participarão da extração são a Fosfatados do Norte e Nordeste S/A e a Indústrias Nucleares do Brasil (INB).

No final de setembro de 2020, o ex-governador Camilo Santana comemorou a assinatura do Memorando de Entendimentos (MoU) para a implantação do Projeto da Mina de Itataia, Consórcio Santa Quitéria. Segundo ele, será realizado um investimento de US$ 400 milhões, até o início da produção na mina.

O empreendimento deve gerar cerca de 2,5 mil empregos diretos na região do município de Santa Quitéria. Esse projeto deverá movimentar cerca de 2,5 milhões de toneladas nos terminais portuários cearenses, garantindo mais arrecadação de impostos para o Estado.

Quem também está apoiando o projeto é a Federação das Indústrias do Ceará (FIEC), uma vez que o seu presidente, Ricardo Cavalcante, afirmou  à época, tratar-se de oportunidade ímpar para o desenvolvimento industrial e econômico do Ceará, que conta com o apoio da população que reside naquela área do Estado.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business