MERCADO FINANCEIRO
Ibovespa fecha positivo em agosto, aos 110 mil pontos, mas investidor deve ter cautela nestes próximos quatro meses
Por Marcelo - Em 01/09/2022 às 10:35 AM
O principal índice da B3, o Ibovespa, encerrou o mês de agosto com saldo positivo. Mesmo com o cenário internacional demonstrando volatilidade, o índice brasileiro acumulou 110 mil pontos no oitavo mês do ano. Segundo o diretor de Alocações e Investimentos da InvestSmart XP, André Meirelles, um ponto que pode ter contribuído para a manutenção do desempenho positivo do índice foi o crescimento do fluxo estrangeiro em bolsa.
“O saldo de aporte estrangeiro na B3 ultrapassou os R$ 17 bilhões no acumulado de agosto”, afirma Meirelles. Enquanto o cenário internacional foi marcado por discussões a respeito de juros e um crescimento abaixo do esperado na produção industrial chinesa, a economia brasileira se mostrou resiliente, com destaque para o setor de consumo. “O bom desempenho das empresas ligadas ao consumo pode ter sido intensificado pela queda na inflação”, indica Meirelles, destacando que o IPCA apresentou deflação de -0,68% em julho, puxado pela redução no preço dos combustíveis e da energia elétrica.
Dados divulgados nesta quarta-feira (31) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam, ainda, que a taxa de desemprego no Brasil caiu no segundo trimestre do ano, passando para 9,1%. Segundo o diretor da InvestSmart XP, o fato tende a beneficiar as empresas de consumo, contribuindo para a continuidade dos bons resultados.
Apesar desses números positivos, mesmo com a boa performance registrada em agosto, o mercado brasileiro ainda pode passar por algumas turbulências. “Durante os próximos meses, a chegada das eleições deve aumentar a cautela dos investidores em relação aos ativos brasileiros, o que pode trazer maior volatilidade para o mercado nacional”, afirma André Meirelles.