MERCADO
Ibovespa sobe 0,8%, acompanhando a recuperação das bolsas de Nova York; dólar recua 1,46%
Por Redação - Em 06/08/2024 às 10:44 PM
Após dois pregões consecutivos de perdas diante do receio de uma recessão econômica nos Estados Unidos, as bolsas de Nova York voltaram a subir nesta terça-feira (6). No Brasil, a B3 acompanhou o movimento do mercado externo e encerrou o pregão com alta de 0,80%, enquanto o dólar recuou 1,46% e fechou cotado a R$ 5,65.
O desempenho positivo da bolsa brasileira foi impulsionado pelo setor financeiro. As ações preferenciais do Itaú (ITUB4) subiram 2,22%, com a expectativa da divulgação do balanço na noite desta terça-feira. Já o Bradesco (BBDC4), cujo balanço divulgado ontem reportou lucro, avançou 3,31%. Os papéis do Banco do Brasil, que divulgará seu balanço nesta quarta-feira (7), tiveram valorização de 1,72%.
Outros destaques da sessão foram as ações da Petrobras, que tiveram alta de 2,09% (PETR3) e 1,74% (PETR4), e da Vale (VALE3), que subiram 0,51%.
Em Nova York, o mercado se recuperou após o susto gerado pelos dados de emprego abaixo das expectativas divulgados no relatório de sexta-feira (3), que levantaram preocupações sobre uma possível recessão nos EUA. O índice S&P 500 teve alta de 1,04%, o Nasdaq subiu 1,03% e o Dow Jones avançou 0,76%.
De acordo com a Oxford Economics, embora a volatilidade recente e os últimos indicadores econômicos aumentem os riscos para a economia americana, a probabilidade de uma recessão ainda é baixa. A consultoria acredita que o fraco desempenho do mercado de trabalho é apenas um sinal de desaceleração gradual, e não um indicativo de um problema mais grave.