CRESCIMENTO DE 20% FRENTE AO PRÉ-PANDEMIA
Iguatemi Fortaleza deve fechar o ano com um volume de vendas de R$ 1,5 bilhão
Por Marcelo - Em 28/12/2021 às 11:08 AM
O Shopping Iguatemi Fortaleza deverá fechar este ano com um total de R$ 1,5 bilhão em vendas, o que representa um impulso significativo na retomada da economia da capital cearense, uma vez que este volume de recursos é distribuído para outros setores como alimentação, serviços, comércio de rua, entre outros. A informação foi revelada ao Portal IN pelo superintendente do empreendimento comercial, Wellington Oliveira, lembrando que esta alta performance é significativa.
“É um volume de vendas que pouquíssimos empreendimentos do Brasil conseguem entregar, mas é fruto de um trabalho muito forte dos empreendedores, um plano muito estruturado de desenvolvimento de recuperação econômica, que envolve todas as áreas. Tem que trazer lojas, oferecer um serviço de qualidade, lazer, alimentação de qualidade e prestar um excelente serviço, mantendo o shopping limpo, organizado, seguro. Esse conjunto de ações é extremamente importante para que o cliente venha e aqui faça suas compras, gerando esse resultado para o shopping, mas muito mais para as lojas, os varejistas, o mercado que está operando aqui dentro. É um montante elevado e que fortalece a marca do Iguatemi no Ceará”, afirmou.
Ele reforçou que 2021 tem sido mais uma vez um ano muito atípico, pois ao final de 2020, a direção do shopping estava com um espírito muito positivo, tendo em vista que no último trimestre do ano passado houve uma recuperação muito rápida e esperava que em 2021 houvesse uma aceleração ainda maior. “Mas quando chegamos em fevereiro, março, sofremos um novo baque, com a segunda onda da Covid, fechamento do shopping por mais 45 dias – março e abril – e isso impactou novamente o início do ano. Mas com o avanço da vacinação e diminuição das medidas restritivas, a partir de julho vem sendo uma recuperação muito forte, trazendo resultados positivos tanto frente o ano passado, quanto 2019, no pré-pandemia”, disse.
Ele lembrou que numa comparação entre o segundo semestre deste ano e igual período de 2019 houve um crescimento de 20% de vendas, na mesma base comparável, de lojas. E no segundo semestre deste ano foram inauguradas 21 novas lojas, dos mais variados segmentos como alimentação, moda, telefonia, joalheria.
“É o mercado entendendo que o Shopping Iguatemi tem a força de venda. Temos pesquisas que mostram que quando se vai escolher um shopping para fazer compras, se escolhe o Iguatemi. Por causa do nosso mix completo, dos serviços que a gente presta com todo o cuidado com os clientes. Entrou no nosso DNA cuidar da saúde do cliente e a população entendeu bem isso”, afirmou Wellington.
Neste ano, um dos setores que mais cresceu foi o de artigos para o lar, com cerca de 40% de aumento de vendas. No ano passado, este boom foi no de eletroeletrônicos, pois as pessoas estavam mais em casa, em home office. E, neste segundo semestre está havendo uma expansão significativa em moda e calçados.
As ações de manter o contato com os clientes, mesmo com o shopping fechado, foram um diferencial do Iguatemi Fortaleza. “Foi um esforço grande nosso, nos períodos de fechamento, manter um contato dos lojistas e do shopping com o cliente. Criamos várias ações, vários canais para manter esse contato, que é extremamente importante e sempre esteve disponível. E, agora, estamos colhendo os louros disso. O shopping desenvolveu sua plataforma de comércio eletrônico, que vai indo muito bem e isso aproximou muito mais o cliente, trazendo o cliente para dentro do shopping. Esse é o nosso business, o nosso negócio”, destacou o executivo.
Lembrou que o modelo de shopping mudou nos últimos cinco anos, pois se tornou no centro de convivência, serviços e lazer, onde o cliente pode passar o dia inteiro e resolver todas as suas necessidades, se divertindo, se alimentando, levando os filhos para passear, fazendo compras e resolvendo situações do seu veículo, do passaporte, pagamento de contas, e muito mais.
Porsche Center
Em julho deste ano o Grupo Newland inaugurou uma concessionária da tradicional marca alemã de veículos esportivos Porsche, num espaço amplo e bem à frente do centro comercial, representando uma parceria de amplo sucesso para as duas empresas.
“Entendemos que o Iguatemi é um shopping muito democrático, de todas as idades, todas as classes. E tem o público específico, que almeja essas marcas relevantes, premium. Essa parceria com o Grupo Newland e com a Porsche teve total sinergia com o que nós queremos para o Shopping Iguatemi. Foi construída no ano passado, quando colocamos um show room dentro do shopping, que foi um sucesso e atraiu um grande público e, nesse período, foi construído o Porsche Center Fortaleza”, ressaltou.
Trouxe um público novo para o shopping, que foi excelente. E para a Porsche e o Grupo Newland colocaram essa nova operação no principal centro de compras, convergência e fluxo de pessoas da capital cearense. “Então, foi uma parceria de muito sucesso, que está trazendo excelentes resultados para todas as partes”, afirmou Wellington Oliveira.
Apesar de o Brasil e o mundo ainda estarem dentro da pandemia, em relação ao volume de comercialização do ano passado, em 2021 a expansão das vendas está na casa dos 15%, o que também é um crescimento significativo. Mas vale destacar que o shopping tem cumprido à risca os protocolos e decretos sanitários, para proteger a vida das pessoas, bem como orientando os lojistas e os clientes.
Expectativas
Ele destacou que em 2022 o shopping completa 40 anos de história na cidade, com várias lojas já fechadas para inauguração no primeiro semestre, como o Super Guará, uma loja exclusiva da Nike, bem como marcas locais e outras lojas relevantes para complementar o mix do Iguatemi Fortaleza, como a Brava Wine, Greenish Surf Wear, The Waffle King, Brooksfield Donna e muito mais.
Neste fim de dezembro foi realizada a inauguração da loja Piticas XP, voltada para o público geek, que curte filmes de super heróis, games, muito ampla, completa, e que é uma novidade exclusiva no Ceará. Atingindo um público jovem, além de crianças e adolescentes. E existem outras novidades que estão sendo programadas para o aniversário de 40 anos do Shopping Iguatemi Fortaleza, que acontece no próximo dia 2 de abril.
Para finalizar, lembrou que inúmeras ações especiais e campanhas comemorativas para os 40 anos do Iguatemi, ocorrerão durante todo o ano. “Especificamente o mês de abril de 2022 será muito especial para a gente. Estamos fazendo um planejamento de ações voltadas a todas as idades, para a família do Ceará, pois o Iguatemi é o shopping da família”, finalizou Wellington Oliveira.