PESQUISA DA FECOMÉRCIO
Impostos anuais afetam a confiança dos consumidores fortalezenses em março
Por Marcelo - Em 20/03/2024 às 6:36 PM
O consumidor residente em Fortaleza demonstra menor confiança neste mês de março, com apenas 36,6% planejando compras, o menor percentual desde fevereiro de 2022. Segundo o Índice de Confiança do Consumidor (ICC), pesquisa realizada pelo Sistema Fecomércio Ceará, por meio do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC), houve uma queda de 6,1%, alcançando 114,7 pontos, retornando ao nível de junho do ano passado.
A pesquisa aponta que o Índice de Situação Presente caiu 9,8%, enquanto o Índice de Expectativas Futuras diminuiu 3,9%. Apenas 44,1% dos entrevistados consideram propício adquirir bens duráveis, principalmente homens (47,4%), jovens entre 18 e 24 anos (52,6%), e com renda mensal acima de dez salários mínimos (55,9%).
A percepção de aperto financeiro foi impulsionada pelos impostos anuais, refletindo em redução do poder de compra. Apesar disso, 68,6% dos consumidores avaliam positivamente sua situação financeira atual, com expectativas futuras mais positivas, com 82,5% acreditando em melhora. Em relação à economia nacional, 61,0% esperam uma melhoria nos próximos 12 meses.
Refletindo as restrições orçamentárias, a intenção de compra diminuiu 4,5 pontos percentuais, concentrando-se principalmente em homens (37,4%), jovens entre 18 e 24 anos (53,3%), e com renda acima de dez salários mínimos (39,7%). O valor médio das compras é de R$ 641,36 e destaca-se a busca por promoções em bens duráveis, como móveis, geladeiras, televisores, entre outros.