INFORMA BANCO CENTRAL
Inadimplência nas operações de crédito livre permanece estável
Por Redação - Em 27/09/2024 às 9:26 AM
O Banco Central (BC) divulgou, nesta sexta-feira (27), que a taxa de inadimplência nas operações de crédito livre se manteve em 4,4% de julho para agosto. No mesmo período, a inadimplência de pessoas físicas ficou estável em 5,5%, enquanto as empresas registraram uma taxa de 2,9%, também sem variações.
Em relação ao crédito direcionado, que inclui recursos da poupança e do BNDES, a inadimplência total subiu ligeiramente de 1,4% para 1,5%. Considerando tanto o crédito livre quanto o direcionado, a inadimplência se manteve estável em 3,2%.
Outro dado relevante é o spread médio nas operações de crédito. No crédito livre, o spread subiu de 28,5 pontos porcentuais em julho para 28,6 pontos em agosto. Para pessoas físicas, o spread permaneceu inalterado em 40,6 pontos, enquanto para pessoas jurídicas se manteve em 10,0 pontos.
O spread, que mede a diferença entre o custo de captação de recursos pelos bancos e os valores cobrados dos clientes, apresentou uma leve queda no crédito direcionado, passando de 4,3 pontos em julho para 4,2 pontos em agosto. No total de operações de crédito, que abrange tanto o livre quanto o direcionado, o spread médio foi de 18,6 para 18,5 pontos no mesmo período.