Inaugurada sede da Fiocruz no Ceará

Por Admin - Em 26/06/2018 às 4:05 PM

Foi inaugurada, hoje, a primeira unidade do Polo Industrial e Tecnológico da Saúde (PITS), no Eusébio. Trata-se da sede cearense da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que abrirá os caminhos para que o Ceará se torne referência em pesquisa e desenvolvimento tecnológico e industrial na área da saúde.

O investimento foi da ordem de R$ 180 milhões, sendo que o parque da Fiocruz é o primeiro do Brasil a integrar projetos de inovação tecnológica na produção de medicamentos, insumos e diagnósticos, para atender da saúde básica à medicina de alta complexidade. Ao lado, a Fiocruz/Bio-Manguinhos constrói uma unidade para a produção de vacinas.

Para o governador Camilo Santana, o Ceará se coloca no centro dos avanços em saúde pública no Brasil. “Nenhum país se desenvolve sem investir em pesquisa e tecnologia. Esse é o caminho, um divisor de águas para o Ceará e um marco importante que muito nos honra”. Entre as obras estruturais do Estado para a região estão os quase 14 quilômetros da CE-010 que levam até o PITS e o acesso local da rodovia até a sede da Fiocruz, via Secretaria da Infraestrutura do Ceará (Seinfra), com mais de R$ 125 milhões investidos.

Camilo antecipou que, para além das unidades da Fiocruz e da Bio-Manguinhos, três empresas ja assinaram protocolos para a instalação de equipamentos no PITS, via Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE) e Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece). Incentivos são concedidos pelo Estado para as indústrias.

A presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, classificou a inauguração da sede como um marco para o Estado e para o Brasil. “Nossa visão é a de, através de um complexo da saúde, construirmos um novo modelo econômico que nos ajude a pensar um projeto de pais soberano e mais justo”. 

Ela ressalta que já existem diversos trabalhos em andamento nas áreas de diagnósticos e produção de biofármacos, em parceria com instituições estaduais. “A Fiocruz é parceira do Polo; não vai se fechar em si mesma”, completou.

Governador Camilo Santana participou da solenidade e ouviu explicações de funcionária da Fiocruz

Foto: Divulgação

Mais notícias

Ver tudo de IN Business