PARA 97,2 PONTOS
Índice de Confiança da Construção tem leve alta de 0,1 ponto em outubro
Por Redação - Em 28/10/2024 às 1:50 PM
O Índice de Confiança da Construção (ICST) registrou uma leve alta de 0,1 ponto em outubro, alcançando 97,2 pontos. Segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV), o resultado mantém o ICST estável na média móvel trimestral, refletindo um cenário misto no setor.
A elevação no índice se deve, principalmente, à melhora nas expectativas para os próximos meses. O Índice de Expectativas (IE-CST) subiu 0,7 ponto, atingindo 97,8 pontos. Em contrapartida, o Índice de Situação Atual (ISA-CST) apresentou um recuo de 0,5 ponto, chegando a 96,8 pontos.
Ana Maria Castelo, coordenadora de Projetos da Construção do Ibre/FGV, comentou que a permanência do ICST abaixo da linha de neutralidade (100 pontos) indica a cautela das empresas em um cenário desafiador, marcado por dificuldades fiscais nos níveis governamentais, alta nas taxas de juros e mudanças nas regras de financiamento habitacional. “A acomodação do ICST expressa a cautela das empresas”, destacou.
Apesar do pessimismo reduzido em relação às perspectivas de negócios, Castelo observa que as dificuldades atuais são frutos das “dores de crescimento”, que superaram as projeções iniciais do ano.
Além disso, o Nível de Utilização da Capacidade (Nuci) da Construção subiu 0,5 ponto, alcançando 79,7%. O Nuci de Mão de Obra e o Nuci de Máquinas e Equipamentos também apresentaram avanços, crescendo 0,6 ponto, para 81%, e 1,0 ponto, para 74,8%, respectivamente. Esses indicadores sugerem uma leve recuperação na utilização dos recursos disponíveis no setor.