Indústria cearense tem ligeira recuperação em junho

Por Admin - Em 02/08/2018 às 1:20 PM

Os indicadores industriais de junho, no Ceará, mostram ligeira recuperação em relação à queda apresentada em maio, devido à paralisação dos caminhoneiros. Destaque para o faturamento, que registrou crescimento de 18,7% frente a maio, na série livre de efeitos sazonais, embora ainda se situe 5,8% abaixo do registrado em junho de 2017.

Este foi o resultado do revela estudo do Núcleo de Economia e Estratégia da FIEC. Segundo a pesquisa, o emprego, a utilização da capacidade instalada e a massa salarial também registraram crescimento, apresentando alta de 1,6%, 1,9% e 4,6%, respectivamente. 

Embora os números sejam positivos, os indicadores ainda se situam abaixo dos valores apresentados em abril, indicando que a recuperação foi parcial. Já o indicador de horas trabalhadas na produção apresentou decréscimo quando comparado a junho de 2017 (12,8%), assim como quando comparado a maio deste ano (3,5%).

Para o diretor administrativo da FIEC, Ricardo Cavalcante, os números gerais ainda estão oscilando muito, dependendo do setor, pois alguns deles tinham vendas, o produto, mas não houve como realizar a entrega, por causa da greve nos transportes. 

E agora, no segundo semestre, ainda tem a eleição, que gera volatilidade do mercado. “Acredito que poderá haver uma melhora nos próximos meses, desde que haja uma melhora no nível de emprego, que é o motor da nossa economia”, disse. 

“Sou otimista, apesar de achar que ainda vamos sofrer um pouco, mas dependendo do resultado das eleições, poderemos ter uma recuperação econômica, pois nós, empresários, estamos trabalhando, apesar de todas as dificuldades do momento, para podermos continuar seguindo no mercado”, completou Cavalcante.

Algumas empresas cearenses ainda estão sentindo os reflexos da paralisação dos caminhoneiros

Foto: Divulgação

Mais notícias

Ver tudo de IN Business