OBSERVATÓRIO NACIONAL

Indústria demandará 14 milhões de profissionais entre 2025 e 2027, aponta estudo

Por Redação - Em 11/10/2024 às 5:26 PM

Robinson Crusoe, Indústria, Produção Industrial Foto Tiago Stille Governo Do Ceará

O estudo considera um crescimento médio do PIB de 1,91% e um avanço da indústria de 1,93% nesse período FOTO: Tiago Stille/Governo do Ceará

O Mapa do Trabalho Industrial, divulgado pelo Observatório Nacional da Indústria (ONI) da Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta sexta-feira, 11, estima que a indústria brasileira precisará qualificar 14 milhões de profissionais entre 2025 e 2027. O documento destaca a necessidade de formação para novos ingressantes e para trabalhadores já ativos.

Anaely Machado, especialista em mercado de trabalho do ONI, afirma que a demanda inclui 2,2 milhões de novos profissionais e 11,8 milhões de requalificações. A projeção também aponta a criação de 610 mil novas vagas na indústria e áreas correlatas, além da reposição de trabalhadores que deixarão o mercado formal.

O estudo considera um crescimento médio do PIB de 1,91% e um avanço da indústria de 1,93% nesse período. Machado observa que o contexto econômico pós-pandemia apresenta crescimento contínuo, com reflexos das reformas estruturais em andamento.

As áreas com maior demanda incluem logística e transporte, com 474,6 mil vagas, construção, com 364 mil, e operação industrial, com 181 mil. Machado ressalta a importância da logística, que se expandiu após a pandemia devido à necessidade de integração das cadeias produtivas.

O mapeamento visa orientar investimentos em qualificação profissional, incluindo cursos oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Mais notícias

Ver tudo de IN Business