EXPANSÃO REGIONAL

Indústria e Governo Federal selam acordo visando impulsionar o desenvolvimento

Por Marcelo Cabral - Em 18/02/2025 às 7:51 PM

A indústria brasileira avança rumo a uma nova era de cooperação com o poder público. Por esse motivo, o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e vice-presidente Executivo da Região Nordeste da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ricardo Cavalcante, participou da 1ª Reunião da Diretoria da CNI em 2025, nesta terça-feira (18), em Brasília. O encontro marcou a assinatura de um acordo de cooperação entre a CNI e o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), para promover a industrialização e a dinamização das economias regionais.

Ricardo Cavalcante e Waldez Góes assinaram o documento na sede da CNI

O evento contou com a presença do presidente da CNI, Ricardo Alban, e do titilar do MIDR, Waldez Góes, que destacaram a importância da sinergia entre o setor produtivo e governo para um crescimento equilibrado e sustentável do Brasil. O acordo, com duração de quatro anos, prevê a produção de estudos, pesquisas e eventos, além da identificação de projetos de interesse mútuo e a troca de informações para o levantamento de dados e a construção de inteligência a respeito de temas concernentes à participação da indústria no desenvolvimento regional brasileiro.

Transformação econômica

A parceria abrange seis eixos estratégicos, essenciais para fortalecer a competitividade e a modernização da indústria nacional:

* Infraestrutura – Mapeamento e incentivo a investimentos em obras essenciais para o desenvolvimento econômico;
* Complexo Econômico e Industrial de Saúde (CEIS) – Estímulo à produção nacional de insumos e equipamentos hospitalares:
* Bioeconomia – Incentivo a cadeias produtivas sustentáveis ​​baseadas na biodiversidade brasileira;
* Fundos Constitucionais de Financiamento – Ampliação do acesso a crédito e investimento regionalizado;
* Economia Circular – Adoção de práticas industriais mais sustentáveis ​​e eficientes;
* Transição e Eficiência Energética – Apoio à adoção de tecnologias que reduzam os impactos ambientais e otimizem o uso de recursos.

Impactos e benefícios

Com esse acordo, medidas concretas serão inovadoras para potencializar o crescimento da indústria brasileira. Entre as ações previstas destacam-se:

* Identificação de linhas de financiamento para investimentos conforme a realidade regional, setorial e empresarial;
* Levantamento detalhado de investimentos em infraestrutura, tanto em execução quanto planejado;
* Expansão de ações de formação profissional por meio do Senai, bem como consultorias técnicas e de gestão pelo Senai e IEL.

A iniciativa não visa apenas fortalecer a indústria nacional, mas também gerar resultados positivos na economia regional, criando oportunidades de emprego, inovação e crescimento sustentável. A colaboração entre a indústria e o Governo Federal reforça um novo paradigma de desenvolvimento, onde a inteligência estratégica e a sustentabilidade caminham juntas, rumo a um Brasil mais competitivo e integrado.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business