Iniciadas as obras de ampliação do Aeroporto de Fortaleza

Por Admin - Em 19/06/2018 às 1:36 PM

A solenidade de lançamento da Pedra Fundamental, marcando o início das obras de ampliação e modernização do Aeroporto Internacional Pinto Martins ocorreu na manhã de hoje, com a participação do governador Camilo Santana; da presidente da Fraport Brasil, Andreea Pal; do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, e de executivos do consórcio construtor Método e Passarelli.

Dentre as principais intervenções estão a ampliação do terminal de passageiros, adequações no sistema viário e das vias de taxiamento, além da expansão de pista de pousos e decolagens. A conclusão das obras está prevista para maio de 2020, sendo que o investimento no projeto é de R$ 800 milhões para a realização das fases 1B e C. O orçamento une a contratação do consórcio, a compra de equipamentos, o desenvolvimento e a gestão do novo prédio.

De acordo com o governador Camilo Santana, o novo aeroporto, que teve gestão assumida pela Fraport Brasil em janeiro deste ano, vai permitir um melhor desenvolvimento da Capital. “É muito importante o início dessas obras para se ter um aeroporto mais moderno, confortável e amplo; além de garantir a ampliação de voos, das conexões do Hub Nordeste”, disse. 

Até o fim deste ano, o Aeroporto de Fortaleza passará de oito para 50 voos internacionais, semanalmente, sem falar nas operações domésticas. “Há uma perspectiva importante de crescimento da cidade, da oferta de empregos, da economia. Até porque o stopover (parada gratuita) já começou”, destacou Camilo.

Este novo serviço, ofertado pelas companhias aéreas Air France-KLM e Gol, possibilita que os clientes passem até três dias na capital cearense, durante conexão, sem alteração de tarifa na passagem. Com isso, quem vier de Paris, por exemplo, com destino a Manaus, poderá desembarcar em Fortaleza, passar alguns dias e retomar a viagem, sem custos adicionais no valor pago pela passagem.

Essa parceria entre as instituições, ressaltou o prefeito Roberto Cláudio, oferece ao turismo cearense novos horizontes. “Essa integração e parceria que a Fraport teve para a concessão se iniciar, certamente, continua para que a obra possa ser entregue no prazo, com todo apoio dos órgãos municipais. Que possamos tirar o melhor proveito econômico dessa oportunidade”, pontuou.

Já a presidente da Fraport Brasil, Andreea Pal, ressaltou que as intervenções no terminal são símbolos do desenvolvimento aeroportuário do Ceará e do Brasil. “Com um grande time de especialistas, a Fraport Alemanha (AG Frankfurt Airport Services Worldwide) e Brasil fizeram o impossível se tornar possível, para cumprir a curto prazo, a aquisição do Aeroporto de Fortaleza”, disse.

Ela lembrou que hoje, depois de uma longa espera e de inúmeros esforços, “oficializamos o início das obras com todas as permissões e licenças necessárias. Isso não seria possível sem o suporte da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), da Procuradoria da República, do Governo do Ceará e da Prefeitura de Fortaleza”, completou.

Andreea, Camilo, Roberto Cláudio e diretores do consórcio realizam ato solene de início das obras

Foto: Divulgação

Mais notícias

Ver tudo de IN Business