TURISMO
Início da cobrança de ingressos no Parque Nacional de Jericoacoara é adiado
Por Redação - Em 26/12/2024 às 11:56 AM
O Comitê de Transição da Operação dos Serviços Concessionados de Apoio à Visitação do Parque Nacional de Jericoacoara, composto pelo Instituto Chico Mendes (ICMBio) e pela Concessionária Urbia Cataratas Jericoacoara, anunciou que o início da cobrança de ingressos, inicialmente previsto para 10 de janeiro de 2025, será adiado. A nova data de início será definida dentro de um prazo não inferior a 90 dias, contados a partir de 18 de dezembro de 2024, em conformidade com o Plano de Transferência das Operações e os termos do contrato, visando garantir uma transição cuidadosa e alinhada aos compromissos assumidos.
A concessão dos serviços de apoio à visitação do parque é um marco importante na busca por um equilíbrio entre a proteção ambiental e o desenvolvimento sustentável da região. A iniciativa, que contou com o acompanhamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), foi construída com base em estudos técnicos, participação social e passou por consultas públicas e audiências, além de ser aprovada por órgãos de controle e fiscalização.
Exemplos de sucesso em outros parques nacionais, como Foz do Iguaçu e Fernando de Noronha, mostram como a concessão de serviços pode melhorar a experiência dos turistas e fomentar o turismo local. Nos dois casos, a cobrança de ingressos não diminuiu o fluxo de visitantes, ao contrário, contribuiu para o desenvolvimento de infraestrutura de qualidade, atraindo mais turistas e proporcionando maior conforto e segurança.
Isenções para a comunidade local
A nova política de cobrança, entretanto, prevê isenção de ingresso para moradores, trabalhadores, prestadores de serviços credenciados, frequentadores habituais, pesquisadores e pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico). Essa medida assegura o acesso ao parque para aqueles que mantêm uma relação contínua com o local, ao mesmo tempo em que a arrecadação dos ingressos de turistas será utilizada para promover melhorias no parque e conservar a biodiversidade local.
Investimentos e infraestrutura
Com um investimento de R$ 1 bilhão ao longo dos 30 anos de concessão, a concessionária Urbia Cataratas Jericoacoara realizará uma série de melhorias no parque, incluindo: aprimoramento nos portais de acesso, manutenção e sinalização das trilhas, instalação de banheiros e chuveiros públicos, construção de quiosques, pontos de informação, estacionamentos e Centros de Visitantes. Além disso, a segurança será reforçada com monitoramento por imagens, serviços de primeiros socorros e atendimento ambulatorial.
Preservação ambiental
A concessão também tem um forte foco na preservação ambiental. Parte da receita arrecadada será direcionada ao Mosaico de Unidades de Conservação de Jericoacoara, um esforço conjunto entre os municípios de Jijoca, Cruz e Camocim, com o objetivo de preservar as Áreas de Proteção Ambiental (APA) da Lagoa da Jijoca e da Tatajuba, promovendo o turismo sustentável e a conservação da biodiversidade local.
As obras que estão em andamento no Parque Nacional de Jericoacoara são devidamente autorizadas pelo ICMBio e seguem a Instrução Normativa Conjunta do ICMBio e do IBAMA nº 03/2023. Essas obras visam melhorar a infraestrutura do parque, oferecendo uma experiência de visitação mais agradável e garantindo a proteção ambiental, com um cronograma de execução previsto para 36 meses.