CONSUMIDORES

Inmetro dá dicas para uma compra segura de materiais escolares

Por Redação - Em 07/01/2025 às 8:09 AM

Comércio, Varejo, Material Escolar, Livraria, Papelaria Foto Agência Brasil

As recomendações incluem a verificação do selo de certificação do Inmetro e a análise das informações nas embalagens dos produtos FOTO: Agência Brasil

Com o início do período de volta às aulas, muitos pais e responsáveis já estão à procura dos materiais escolares. Para garantir que os itens adquiridos atendam aos padrões de segurança e qualidade, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) orienta os consumidores sobre como realizar uma compra segura.

De acordo com o presidente do Inmetro, Márcio André Brito, é fundamental que os consumidores fiquem atentos a algumas recomendações para evitar problemas. Entre as principais orientações estão a verificação do selo de certificação do Inmetro e a análise das informações nas embalagens dos produtos.

“Recomendamos que pais e consumidores observem se os produtos possuem o selo do Inmetro, se são adequados à faixa etária da criança e se estão sendo comprados em estabelecimentos formais, que garantem a procedência dos itens. Essas precauções ajudam a prevenir riscos à saúde e segurança das crianças”, afirmou Brito.

Confira as principais dicas para garantir uma compra segura de materiais escolares:

Verifique o selo do Inmetro: O selo de certificação deve estar presente diretamente no produto ou em sua embalagem, indicando que o item passou por testes de segurança e qualidade.

Produtos vendidos a granel: No caso de materiais como lápis, canetas e borrachas, verifique se a embalagem expositora próxima ao produto também contém o selo do Inmetro.

Compre apenas em estabelecimentos formais: Itens adquiridos em comércios regulamentados cumprem as condições mínimas de segurança, garantindo a proteção da saúde das crianças.

Peça a nota fiscal: A nota fiscal é importante para comprovar a procedência do produto e facilita eventuais reclamações.

Além disso, o Inmetro orienta os consumidores a denunciarem irregularidades por meio do site ou pelo telefone 0800 285 1818 (para telefone fixo), disponível de segunda a sexta, das 8h às 16h30. Em casos de acidentes com produtos, o consumidor deve comunicar o ocorrido ao Sistema Inmetro de Monitoramento de Acidentes de Consumo (Sinmac), no Portal de Serviços do Inmetro.

Seguindo essas dicas, os pais contribuem para um ambiente escolar mais seguro e garantem que seus filhos utilizem materiais de qualidade.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business