MELHORIA DA PRODUTIVIDADE

Inova Ceará encerra com novidades que serão utilizadas pela indústria na prática

Por Marcelo - Em 01/10/2021 às 8:54 AM

O encerramento do Inova Ceará 2021 teve uma extensa programação que contou com rodadas tecnológicas, que abordaram temas como produtos de consumo, saúde, segurança do trabalho e indústria 4.0, sempre com foco em promover a inovação e o ganho de produtividade no segmento industrial cearense. O diretor Regional do Senai Ceará, Paulo André Holanda, destacou a importância deste evento para o setor industrial cearense.

Paulo Holanda fala sobre a importância do Inova Ceará para a indústria          Foto: Divulgação

O evento foi realizado na Federação das Indústrias do Estado do Ceará, e ainda pela manhã, aconteceu o painel “Gestão ágil de projetos”, com a participação do líder da Comunidade Agiliza Fortaleza, Alison Laurentino e do superintendente de Planejamento de Venda, Operações e Logística da Betânia Lácteos, Antônio Rodrigues Neto. A mediação ficou a cargo de Rodrigo Oliveira, especialista em Inteligência Competitiva, Inovação e Pesquisa do Instituto Euvaldo Lodi Ceará.

Durante o painel, foi apresentado o case da Betânia, maior empresa de laticínios do Nordeste, e sua jornada dentro de processos ágeis. Na ocasião, Antônio destacou um dos projetos implementados na empresa, ainda em 2019, que visa melhorar o relacionamento com os pequenos varejistas. Tudo isso, com o intuito de simplificar processos, estimular a compra e fidelizar o cliente.

Pitchs e workshop

A tarde teve início com apresentações de Pitchs com os temas: Digitalização, automação, indústria 4.0 e produtos de consumo e alimentos, realizada por alunos do Senai Ceará e empresas de inovação. “Os projetos apresentados em Pitchs são resultado da ação do Senai Ceará, por meio da Saga da Inovação, transformando todo esforço na formação dos jovens profissionais em soluções tecnológicas para a indústria e para a sociedade. Grandes possibilidades podem surgir daí, sejam novos negócios, produtos, mas acima de tudo, pessoas “contaminadas” pela cultura do empreendedorismo e da inovação”, afirmou o Gerente da Unidade de Inovação e Tecnologia do Senai Ceará (Unitec), Tarcísio Bastos.

Ele ainda ressaltou: “Por meio do Hub de Inovação do IEL oportunizamos empresas e startups a acelerarem seus negócios e conectarem-se de maneira mais assertiva ao mercado. O Sistema FIEC impulsiona a inovação através de suas casas, gerando negócios, desenvolvimento e melhoria na vida das pessoas”.

Participantes do Inova Ceará durante atividade desenvolvida no evento

Em seguida, o evento continuou com o workshop “Sesi Go Lab” – Inovação em segurança e saúde do trabalho. Transforme os desafios em soluções”. “O Sesi GoLab é uma abordagem dinâmica, que estimula a criatividade e envolve diretamente a indústria desde a concepção do desafio do Sprint até o teste da solução. Possui várias ferramentas de design thinking que adaptamos de acordo com a fase de cada projeto. Por ter um sprint de três dias, conseguimos aprender rapidamente”, disse Juliana de Albuquerque, Analista de Gestão da Inovação do Sesi.

Também foi realizado o painel “Inovação em tempos de pandemia – Fort Brasil/Unimed” com o Head de Inovação da Unimed, Alexander Ponce. Com mais de 15 anos de experiência na área de tecnologia, processos e projetos, Alexander foi responsável pelo desenho e condução de projetos de grande porte em diversas empresas dos setores público, de logística e de saúde.

Para finalizar o painel, o Head de Gente e Gestão da FortBrasil e CEO e Enterprise Agile Mentor da Performes Inovação e Agilidade, Daniel Araújo, falou sobre processo de transformação ágil, com atuação na Cultura, Framework Scrum, Management 3.0 e Planejamento com OKRs.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business