NEGÓCIOS DE IMPACTO SOCIOAMBIENTAL
Inscrições para o Prêmio Pacto Contra a Fome 2024 seguem até segunda-feira (19)
Por Redação - Em 16/08/2024 às 3:08 PM
As inscrições para a segunda edição do Prêmio Pacto Contra a Fome estão chegando ao fim. Organizações sem fins lucrativos, entidades não institucionalizadas e negócios de impacto socioambiental dedicados à promoção da segurança alimentar ou à redução do desperdício de alimentos têm até a próxima segunda-feira, dia 19 de agosto, para submeter suas iniciativas. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através do site institucional do prêmio. O Pacto contra a Fome é encabeçado por Geyze Diniz, viúva do empresário Abílio Diniz.
O prêmio, promovido pelo Instituto Pacto Contra a Fome, conta com a colaboração de quatro agências da Organização das Nações Unidas (ONU): a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), o Programa Mundial de Alimentos (WFP) e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). O Instituto XP, vinculado ao grupo XP Inc., também oferece apoio à iniciativa.
O principal objetivo da premiação é reconhecer e destacar projetos que abordem o combate à fome e ao desperdício de alimentos no Brasil. “Queremos fortalecer iniciativas que enfrentam esses desafios, ajudando a reduzir desigualdades e promovendo a transformação socioambiental dos sistemas alimentares no país”, afirmou Rosana Blasio, CEO do Pacto Contra a Fome.
Nesta edição, o prêmio contará com duas categorias: promoção da segurança alimentar e redução e/ou reversão do desperdício de alimentos. Seis iniciativas serão premiadas, com um valor de R$ 100 mil para cada uma.
Entre as novidades deste ano, destaca-se a inclusão de negócios de impacto socioambiental nas inscrições, desde que não haja repasse de dividendos aos acionistas. Isso abre oportunidades para startups, pequenas e médias empresas, e fundos filantrópicos, entre outros. Além disso, não haverá diferenciação entre ações emergenciais e estruturantes, como ocorreu na primeira edição. Serão premiadas três iniciativas em cada categoria, com base em critérios como relevância, impacto, escalabilidade e potencial de replicação e colaboração.
Para assegurar a diversidade e representatividade, o Prêmio Pacto Contra a Fome implementou critérios de priorização, concedendo pontos adicionais para iniciativas lideradas por mulheres, pessoas negras, pardas ou indígenas, e projetos realizados em comunidades específicas como indígenas, quilombolas, ribeirinhas e outras, especialmente nas regiões Norte e Nordeste, onde a insegurança alimentar é mais significativa.
1ª Edição do Prêmio Pacto Contra a Fome
Na primeira edição do Prêmio Pacto Contra a Fome, realizada em 2023, foram anunciados seis vencedores. As entidades Orgânico Solidário (SP), Novo Sertão (PI), Cáritas Brasileira (RR), Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (PE), Associação Good Truck Brasil (PR) e Associação de Resgate da Dignidade Humana (RO) foram as ganhadoras.
Foram inscritas 310 iniciativas de todos os estados do Brasil, 62% delas lideradas por mulheres. Na última etapa do processo seletivo foram selecionados 54 finalistas e seis vencedores. Além da premiação em dinheiro e do troféu idealizado pelo artista Vik Muniz, os vencedores receberam uma mentoria da XP.
O Pacto Contra a Fome é uma coalizão suprapartidária e multissetorial que atua para contribuir para a erradicação da fome e do desperdício de alimentos de forma estrutural e permanente. Sua missão é mobilizar a sociedade e potencializar soluções estruturantes para erradicar a fome no Brasil e reduzir o desperdício de alimentos, garantindo a segurança alimentar e protegendo o meio ambiente.