PERÍCIA

INSS realizará revisão de aposentadorias por invalidez a partir de março

Por Redação - Em 08/01/2025 às 9:22 AM

Instituto Nacional Do Seguro Social (inss)

A revisão afetará principalmente os beneficiários que não passaram por perícia médica nos últimos 24 meses

Os aposentados por invalidez devem se preparar para uma nova revisão de seus benefícios, que ocorrerá ainda em 2025. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e realizará um pente-fino para revisar cerca de 802 mil aposentadorias por invalidez, atualmente chamadas de aposentadoria por incapacidade permanente. A expectativa é que o processo tenha início em março deste ano.

A revisão afetará principalmente os beneficiários que não passaram por perícia médica nos últimos 24 meses (dois anos). Essa ação faz parte de uma estratégia do governo federal para cortar benefícios indevidos e economizar R$ 10 bilhões em 2024, conforme anunciado.

A convocação dos segurados pode ocorrer de diferentes formas:

Rede bancária (quando o cidadão for receber o benefício);

Pelo aplicativo ou site Meu INSS;

Por carta;

SMS;

Edital publicado no Diário Oficial da União.

De acordo com a legislação, a aposentadoria por invalidez deve ser revista a cada dois anos até que o beneficiário complete 60 anos. Ao ser convocado, o segurado deverá agendar uma perícia médica com um profissional da Previdência, por meio do aplicativo ou site Meu INSS.

Se o beneficiário não atender aos critérios para manter a aposentadoria por invalidez, o benefício pode ser cortado. No entanto, quem tiver o benefício suspenso pode recorrer ao INSS ou à Justiça, desde que tenha a documentação que comprove o direito ao benefício.

Em 2024, o INSS já havia realizado um pente-fino em benefícios previdenciários temporários, convocando cerca de 800 mil beneficiários.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business