GRUPO DE TRABALHO
Instituições debatem convivência entre a Dessal do Ceará e cabos de fibra óptica
Por Marcelo - Em 25/10/2023 às 5:10 PM
Um grupo de trabalho formado por representantes da Federação das Indústrias do Ceará (FIEC), Anatel, das empresas de telecomunicações, SPE Águas de Fortaleza e Cagece tem se reunido para discutir bases técnicas para convivência da usina de dessalinização da água do mar (Dessal do Ceará) com as estruturas de telecomunicações implantadas na Praia do Futuro.
No terceiro encontro, realizado nesta terça-feira (24), após a SPE apresentar detalhadamente o projeto de dessalinização em todas as suas etapas, incluindo os pontos sensíveis para as estruturas de telecomunicações – na visão das empresas de cabos submarinos de fibra óptica -, discutiu-se as alternativas técnicas para mitigação de riscos.
Afinal, a Dessal do Ceará foi projetada para garantir a segurança do fornecimento hídrico necessário para abastecer a mais de 700 mil pessoas residentes em Fortaleza e sua Região Metropolitana. Durante a reunião ficou decidida, também, a nomeação de técnicos para o aprofundamento e detalhamento das parcelas do projeto de engenharia relacionadas à segurança dos cabos.