PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE
Instituto JCPM e shoppings RioMar se unem contra o trabalho infantil no Ceará
Por Marcelo - Em 14/06/2023 às 10:05 AM
A realização de atividades laborais por crianças e adolescentes é um problema social de escala global. No mês que marca o Dia Mundial e Nacional contra o Trabalho Infantil, instituído em 12 de junho, o Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social (IJCPM) e os shoppings RioMar em Fortaleza lançam uma campanha que visa sensibilizar sobre a temática do trabalho desses dois grupos.
No Ceará, a iniciativa conta com a parceria de entidades da rede de proteção a crianças e adolescentes, como o Pequeno Nazareno, Terre Des Homme e Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci). As peças da campanha serão expostas em pontos de circulação da Praça de Alimentação dos shoppings RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy durante todo este mês de junho. Essa é a segunda edição da campanha, que também conta com divulgação no site dos shoppings, SuperApp, mídias sociais e imprensa.
Conforme o coordenador do IJCPM em Fortaleza, Edgard Cruz, a campanha é de suma importância e visa conscientizar a sociedade sobre os impactos devastadores do trabalho infantil, bem como mobilizar instituições e comunidades para combaterem essa prática inaceitável. “Convidamos governo, ONGs e sociedade civil para que, juntos, possamos criar um ambiente em que todas as crianças sejam protegidas e tenham acesso à educação de qualidade para desfrutar plenamente de sua infância”, destaca.
Iniciativa regional
A campanha acontece, de forma simultânea, em mais cinco shoppings do Grupo JCPM nos estados da Bahia (2), Pernambuco (1) e Sergipe (2). Sendo assim, a iniciativa deste ano traz a ludicidade das ilustrações, que traduz o universo infantil, o direito de as crianças sonharem e o poder que elas têm de criar o futuro e de fazer a diferença no mundo. As ilustrações da campanha foram criadas por Mari Ilustra, o roteiro é de Guilherme Stockler e a produção/animação é da Tocha Filmes.
Trabalho infantil
O Ceará tem registrado aumento no número de flagrantes de casos de trabalho infantil nos últimos anos. Em 2023, 106 situações foram identificadas entre os meses de janeiro e maio, segundo dados da Superintendência Regional do Trabalho no Ceará (SRTb-CE). A estatística corresponde a cerca de 80% das ocorrências confirmadas em 2021, quando 132 denúncias foram combatidas. Em 2022, o número de casos registrados subiu para 256, com a realização de 269 fiscalizações
No Brasil, o trabalho infantil atinge cerca de 1,8 milhão de crianças e adolescentes entre cinco e 17 anos, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), de 2019. No mundo, são 160 milhões de vítimas, de acordo com os dados mais recentes da Organização Inernacional do Trabalho (OIT) e do Unicef, de 2020.