PRODUTIVIDADE E SUSTENTABILIDADE

Instituto Luiz Girão auxilia produtores a melhorar a genética do rebanho leiteiro

Por Marcelo - Em 16/02/2022 às 6:33 PM

Com o objetivo de auxiliar os criadores de gado de leite nordestinos, o Instituto Luiz Girão dá continuidade ao financiamento de novilhas para pequenos produtores, que faz parte das iniciativas do Projeto Nordeste Leiteiro. Trata-se do segundo ano consecutivo desse trabalho voltado à melhoria e desenvolvimento da produção leiteira na região.

Na ação, o braço social da Betânia Lácteos atua como intermediário entre o produtor parceiro, a instituição financeira responsável pela liberação de crédito e a fazenda fornecedora dos animais, facilitando, assim, a compra de novilhas selecionadas em condições que não comprometem o capital de giro do produtor. Atualmente, a organização possui convênio firmado com a Sicredi e Banco do Brasil para execução do projeto.

Novilhas de alto padrão genético aumento a produtividade das fazendas         Foto: Divulgação

O financiamento de novilhas de alto padrão genético está diretamente ligado ao desenvolvimento sustentável da produção de leite no Nordeste, pois o crescimento dos rebanhos promove aumento da produtividade e captação leiteira a longo prazo. Em 2021 foram financiados 122 animais a 16 produtores, o equivalente a R$ 976 mil. Com o bom ritmo do projeto, que já contribui com o financiamento de 18 animais apenas em janeiro deste ano, o objetivo para 2022 é chegar às 180 novilhas.

“Seguimos com o trabalho constante de identificar novas demandas de financiamento de animais e trabalhar junto das necessidades dos produtores locais, pois é nessa troca que conseguimos identificar oportunidades de desenvolvimento da pecuária leiteira”, afirmou David Girão, presidente do Instituto Luiz Girão.

O Projeto Nordeste Leiteiro é um programa de fomento estruturado com estratégia inovadora, voltada para promover um salto de produtividade, competitividade e sustentabilidade da pecuária no Nordeste através de diversas iniciativas implantadas de forma gradativa, desde o apoio financeiro até assistência técnica e formação de novos produtores.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business