MAIS DE 45 MIL PESSOAS PREJUDICADAS
Itapemirim deve levar multa de R$ 11 mi e terá de indenizar todos os clientes
Por Marcelo - Em 20/12/2021 às 4:38 PM
O Procon São Paulo notificou a Itapemirim Transportes Aéreos pela suspensão abrupta de suas operações em todo o País, gerando transtornos a milhares de clientes que pretendiam viajar neste final de ano. A multa que deverá ser aplicada à empresa pode chegar a R$ 11 milhões.
De acordo com Fernando Cápez, superintendente do órgão de defesa do consumidor, a Procuradoria-Geral de Justiça do Estado de São Paulo deverá ajuizar uma ação civil pública, nos próximos dias, para garantir uma indenização coletiva aos clientes prejudicados.
Nota oficial
A Itapemirim Transportes Aéreos informou por meio de um comunicado oficial nesta segunda-feira (20), que desde a noite da última sexta-feira até o dia 31 deste mês, um total de 45.887 passageiros foram impactados em decorrência da suspensão das operações da companhia aérea.
“A ITA tem trabalhado arduamente para promover a reacomodação ou reembolso dos valores pagos. Até a manhã desta segunda-feira, 24.995 passageiros, o equivalente a 54% do total, já foram atendidos”, afirmou.
Destacou que para agilizar o processo, desenvolveu uma nova solução em seu site para facilitar os pedidos de reembolso. Basta clicar na aba Reembolso, localizado no menu superior, preencher o formulário e enviar. Segundo a ITA, todos os pedidos serão tratados individualmente, com prazo de pagamento em até 30 dias.
Além disso, o atendimento pode ser feito pelo telefone 0800-723-2121 e pelo chat presente no site da companhia. O horário de atendimento é das 6 às 21 horas. A empresa alerta que, devido à alta demanda, pode haver uma demora acima do esperado para o atendimento.
A ITA orienta aos passageiros que não tentem realizar check-in online e não compareçam aos aeroportos antes de contatar a companhia. Visando ampliar as possibilidades de reacomodá-los, o Grupo Itapemirim também está utilizando a sua empresa de transporte rodoviário, a Viação Itapemirim, como parte do plano de contingência para a reacomodação dos passageiros por via terrestre.
“Reforçamos que o Grupo Itapemirim orienta que apenas os clientes que estejam fora de seu domicílio, e que tenham viajado anteriormente com a ITA, entrem em contato nos canais de atendimento da companhia, exclusivamente para reacomodação de retorno aos seus destinos de origem. Clientes que ainda estejam em sua cidade de domicílio, com voos programados a partir de hoje, serão atendidos exclusivamente com o reembolso integral dos valores pagos”, ressaltou a nota oficial.