
Itens de presentes para o Dia dos Pais variam até 700% em Fortaleza
Por Redação - Em 10/08/2023 às 12:21 PM

Segundo a pesquisa do Procon Fortaleza, o preço do serviço de corte e barba variou até 278,79% de um estabelecimento para outro
Quem vai presentear neste Dia dos Pais deve estar atento às ofertas e realizar uma boa pesquisa de preços, caso queira economizar. Pesquisa do Departamento Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon Fortaleza) divulgada nesta semana mostra que os preços de itens para a data podem variar até 700% de um estabelecimento para outro.
A maior variação encontrada pela pesquisa do Procon ocorreu no preço para o serviço de designer de sobrancelha masculina, cujo valor vai de R$ 5,00, no bairro Jardim Guanabara, a R$ 40,00, no bairro Aldeota. A segunda maior variação foi verificada no preço da barba, com uma diferença que chega a 333,33%, indo de R$ R$ 15,00 (Jardim Guanabara) e R$ 65,00 (Aldeota).
Entre os produtos, a maior diferença de preços foi encontrada no grill sanduicheira, indo de R$ 49,99 (Centro) a R$ 189,00 (Centro), uma variação de 278,08%. Em seguida, aparece o barbeador elétrico, que pode ser comprado de R$ 69,90 (Centro) a R$ 218,47 (Centro), uma variação de 212,55%.
Segundo o Procon, os preços foram coletados, presencialmente, bem como pela internet, entre os dias 24 de julho a 07 de agosto. Nas lojas físicas, o levantamento dos preços foi efetuado tomando como referência nove lojas do Centro de Fortaleza que vendem eletrodomésticos e eletroeletrônicos, bem como nove barbearias localizadas em diversos bairros da Capital. Já no segmento de compras virtuais, o Procon coletou preços em oito lojas mais buscadas para compras on-line de eletroeletrônicos e, ainda, cinco lojas virtuais de venda de perfumes.
A presidente do Procon Fortaleza, Eneylândia Rabelo, orienta que o consumidor teste eletroeletrônicos na loja e peça, por escrito, a política de troca do estabelecimento. “É bom lembrar que o vendedor não é obrigado a trocar o presente por motivos de cor, tamanho ou modelo, mas se assim prometer terá que cumprir”, destacou ela, explicando que somente em compras pela internet, catálogo ou telefone, existe o direito de arrependimento, que é a possibilidade de devolver o item sem nenhum motivo, mesmo que não possua algum defeito ou vício. “O prazo de troca para compras pela internet é de sete dias, contados da data do recebimento do produto ou contratação do serviço”, diz.
Já em um produto com defeito, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) assegura o direito de conserto do equipamento em até 30 dias. Após esse prazo, o consumidor tem direito a três opções à sua escolha: um novo produto (caso não tenha sido consertado), a devolução do valor pago ou, ainda, o abatimento na compra de outro item.
Metodologia
Foram 63 itens pesquisados, num total de 31 estabelecimentos, entre físicos e virtuais. Os itens estão divididos num dos seguintes campos: 15, de eletrodomésticos; nove, de cuidados pessoais masculinos (equipamentos); sete, de cuidados pessoais masculinos (serviços); 15, de celulares (tecnologia); cinco, de smart speaker; seis, de garrafas térmicas (utilitários); e seis, de perfumarias masculinas. Os produtos apresentados têm diferentes marcas, tipos e especificações com o objetivo de atender consumidores diversos e suas especificidades. O propósito é encaminhar ao consumidor referências de preços de produtos a partir dos resultados obtidos.
O Procon optou por coletar preços de alguns produtos, tendo como especificação a marca, independentemente do modelo do item, ou seja, foi coletado o preço do produto pelo menor valor existente no estabelecimento, sem levar em consideração sua variação de modelo, mas mantendo fidelidade à marca. Na tabela da pesquisa há a especificação exata quando referenciada somente a marca, bem como quando há identificação do modelo de um produto.
10 direitos na compra do presente dos pais
1 – Produtos em promoção ou liquidação, possuem as mesmas garantias previstas no Código de Defesa do Consumidor (CDC);
2 – Na compra de eletroeletrônicos, peça para testar o funcionamento do aparelho ainda no interior da loja;
3 – Se for comprar pela internet, tenha atenção redobrada. Consulte o histórico da empresa em sites de busca e verifique se a loja informa dados como CNPJ, endereço, telefone ou e-mail;
4 – Nas compras feitas pela internet, por telefone ou catálogo, existe o “direito de arrependimento” para desistir da compra sem qualquer motivo. O prazo para desistência é de sete dias, a contar da data de recebimento do produto;
5 – No pagamento com cartão de débito/crédito, poderá haver diferenciação de preços em relação a valores pagos em dinheiro;
6 – A loja não é obrigada a trocar o presente que não tenha defeito. No entanto, se o vendedor afirmar que realizará a troca, em qualquer situação, o consumidor deverá solicitar por escrito;
7 – A garantia legal de produto/serviço não durável é de 30 dias e de produto/serviço durável é de 90 dias, de acordo com o CDC;
8 – A garantia legal é complementar à contratual. Portanto, se um produto tem garantia do fabricante de 12 meses, a garantia total deverá ser acrescida de mais 90 dias da garantia legal, ou seja, 15 meses;
9 – Se houver divergência entre o preço anunciado com o registrado no caixa, o consumidor deverá pagar o menor valor;
10 – Peça a nota fiscal com a discriminação do produto ou do serviço detalhadamente.
Como denunciar
Denúncias podem ser realizadas no Portal da Prefeitura de Fortaleza (www.fortaleza.ce.gov.br), no campo Defesa do consumidor, pelo aplicativo Procon Fortaleza e, ainda, pela Central de Atendimento ao Consumidor, no telefone 151.
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