EQUIPAMENTOS DE ÚLTIMA GERAÇÃO

IVC investe em alta tecnologia e amplia performance de cirurgias oftalmológicas

Por Marcelo - Última Atualização 17 de agosto de 2024

O médico oftalmologista Aécio Dias ( CRM 7264 e RQE 4030), proprietário da clínica Instituto da Visão do Ceará (IVC), atua há 25 anos em Fortaleza, conta com 35 anos de experiência nesta especialidade da Medicina e tem procurado investir fortemente em alta tecnologia, oferecendo cirurgias que possam proporcionar a retirada dos óculos de seus pacientes, para aqueles que assim o desejarem. Dentre as principais estão a cirurgia refrativa a laser, que utiliza um equipamento vindo da Alemanha, que é o melhor e mais moderno do mundo para correção de casos de miopia, hipermetropia e astigmatismo. Mas ressalta que a cirurgia a laser não é indicada para todas as pessoas, pois depende de alguns fatores da estrutura do olho, e precisa ser bem planejada. E para bem atender aos seus pacientes, o IVC dispõe de 12 oftalmologistas, um grupo de assistentes e enfermeiras qualificadas, além do pessoal administrativo.

Oftalmologista Aécio Dias busca o constante investimento em equipamentos de última geração                                                           Fotos: Douglas Filho

Para os casos de presbiopia, que são os casos de dificuldade de visão de perto após os 40 anos, a correção se dá por meio da cirurgia de catarata com implante de lente premium. “A gente investiu no ano passado em um biômetro, um equipamento que calcula todas as medidas do olho necessárias para que possamos verificar qual o grau da lente do paciente e em qual posição correta ela será colocada dentro do olho. Essa imagem é captada e exportada para dentro do centro cirúrgico de forma online, onde consigo verificar as marcações digitalizadas, para colocar a lente na posição correta e conferir o posicionamento, fazendo com que eu consiga corrigir com muito mais precisão o grau do paciente e deixá-lo livre do uso dos óculos no pós-operatório”, explica.

Ele destacou que o uso da tecnologia de facoemulsificação, atualmente disponível, oferece a oportunidade de livrar o paciente do uso dos óculos após a cirurgia. Lembrando que não só evoluiu a técnica cirúrgica, como o equipamento que executa o procedimento, muito mais sofisticado e com muito mais segurança do que era há dez anos; microscópios cirúrgicos com altíssima precisão, pois os pacientes estão cada vez mais exigentes. “Hoje em dia o paciente quer enxergar, de longe, de perto, e temos um leque de opções de lentes intraoculares para oferecer a ele. Podemos utilizar uma lente trifocal, para que ele possa enxergar de perto, intermediário e de longe, sem a necessidade de óculos, de maneira definitiva, atendendo à demanda de cada pessoa, para o resto da vida”, afirma o oftalmologista.

Mais serviços

Cirurgia com luz pulsada melhora em até 80% os casos de ‘olho seco’

O tratamento do ‘olho seco’ é outra situação que a tecnologia tem ajudado muito os especialistas a trazerem uma melhor qualidade de vida para seus pacientes, uma vez que é uma patologia que atinge cerca de 70% da população brasileira. Antigamente só era possível usar colírios e alguns medicamentos para esse problema, mas hoje já existe o tratamento com luz pulsada, realizado por meio de dez aplicações em três sessões, potencializando a função de glândulas que existem nas pálpebras, melhorando a osmolaridade e qualidade das lágrimas, promovendo uma melhora em cerca de 70% a 80% dos casos de ‘olho seco’. Inclusive o IVC foi um dos pioneiros na criação de um spa para esse tipo de tratamento, aumentando a viscosidade das lágrimas, e melhorando a qualidade de vida dos pacientes.

Outra cirurgia importante oferecida pelo IVC é a de ceratocone, que é uma deformação da córnea, tornando-a num formato de cone, que se manifesta na adolescência, com jovens entre 14 e 18 anos começando a ter a deterioração da visão, com graus de miopia e astigmatismo elevados, e mesmo com uso de óculos enxergam mal. Tem uma relação estatística de 100% com a fricção, a coceira no olho. Atualmente, é feita uma cirurgia de implante de um anel dentro da córnea, para ‘desentortá-la’, fazendo com que os pacientes passem a enxergar bem com o uso de óculos. Tudo isso faz com que cerca de 70% a 80% dessas pessoas saiam da fila do transplante de córnea, que é uma cirurgia mais invasiva, de acompanhamento mais longo e considerado o último recurso.

Aécio Dias e seu filho, Vinícius, atuam no Instituto da Visão do Ceará

Além de consultas e cirurgias no IVC, o seu filho, Vinícius Dias (CRM 17937 e RQE 13785), que possui especialização em Medicina do Tráfego, também realiza os exames oftalmológicos para a renovação da Certeira Nacional de Habilitação (CNH) junto ao Detran-CE. “A gente possui mais três clínicas que atendem à esta demanda do Detran, sendo uma em Antônio Bezerra, outra na Maraponga e uma terceira na Parquelândia. “Trata-se de um novo serviço que o IVC está prestando, de renovação da CNH, com um médico credenciado pelo Detran”, complementa Aécio Dias. Situado em um andar inteiro do Edifício Corporate Plaza, na Avenida Santos Dumont, 2.456, o IVC atende pelos telefones: (85)-3261-0412 e 3242-1328, ou pelos WhatsApp: (85)-999986-4990/99986-0100/99986-0154 e 98207-5282. Mais informações no Instagram do proprietário do  IVC @draeciooftalmo.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business