Alto Padrão
Japa da Ostra conquista o high cearense com seus produtos premium
Por Gabriela - Última Atualização 13 de agosto de 2020
Pesquisas recentes apontam que a demanda por pescados no Brasil vem aumentando na última década, entretanto, o consumo ainda está abaixo da média mundial, que é de 20 quilos por habitante ao ano. Esse crescimento, em grande parte, tem relação com a força da aquicultura, ciência que estuda técnicas de cultivo não só de peixes, mas de crustáceos, moluscos, algas e outros organismos que vivem em ambientes aquáticos.
“O consumo dos pescados no Brasil é muito baixo, cerca de 10 quilos per capita e irregular. Nas regiões litorâneas, onde tem mais turismo, existe um consumo maior de pescados e frutos do mar. Enquanto nas outras regiões, que não têm essas características, o consumo é baixo”, quem afirma é Kazumy Miura, CEO da empresa Japa da Ostra, que possui duas lojas virtuais, uma que atende Fortaleza e outra o Rio de Janeiro, e que conta, atualmente, com 22 colaboradores.
Primeiros contatos com a culinária
Nascida em Fortaleza, Kazumy é filha de pai japonês e mãe cearense. Formada em fisioterapia, nunca conseguiu deixar de lado o amor pela gastronomia. Ela, juntamente com os pais e os dois irmãos, sempre foram muito envolvidos com a cultura e alimentação japonesa. Com o passar dos anos, o hábito de comer moluscos, bem como a criação e harmonização de pratos com mexilhões e ostras, foi aguçando, ainda mais, a curiosidade e o amor pela cozinha.
“Trago as mais fortes e melhores lembranças gastronômicas. Minha avó paterna, Hatsue Miura, era convidada sempre para fazer as comidas nos festivais da colônia japonesa no Ceará. E foi quem me ensinou muitas coisas”, recorda.
Outro ponto que muito influenciou Kazumy a querer dedicar sua vida a esse trabalho foi a relação com Alexandre Reis, profissional do setor da pesca há mais de 25 anos e tido como referência no Ceará.
“O Alexandre tem um conhecimento vasto sobre o universo do pescado e das proteínas em geral. Desde que nos conhecemos, tenho aprendido muito com ele, nas escolhas de produtos e fornecedores, como gerir melhor e como estar sempre oferecendo algo novo e de qualidade”, explica Kazumy. Para o casal, a busca de conhecimento é algo que nunca deve parar. Por essa razão, estão sempre viajando o mundo, participando de feiras e eventos nacionais e internacionais ligados ao segmento.
Sempre buscando o consumo de produtos e proteínas de extrema qualidade, o casal decidiu criar, no ano de 2018, a empresa Japa da Ostra, focada na comercialização de peixes, carnes especiais, frutos do mar frescos e congelados de excelência. Voltada, principalmente, para o mercado premium varejo e para a distribuição em supermercados, a Japa da Ostra mantêm uma série de normas, tudo isso, para oferecer aos clientes uma experiência única com relação a exigência de segurança alimentar e qualidade do produto.
“Primeiro, temos o cuidado de ter os produtos de alto nível e com registro no Serviço de Inspeção Federal (SIF) ou similar. Só comercializamos produtos 100% drenados, sem perda após o descongelamento. Nosso intuito é fazer com que todos os clientes da Japa da ostra tenham uma experiência como se estivessem na França ou no Japão”, explica Kazumy.
Fornecedores e produtos comercializados
Além de primar pela maior variedade possível de produtos, a empresa tem uma forte preocupação com a qualidade. Desta forma, trabalha com os melhores fornecedores do mercado, tanto nacional como internacional. Na Japa da Ostra é possível encontrar uma grande variedade de vieiras, de diferentes nacionalidades (peruanas, chilenas, canadenses e americanas); todos os tamanhos de Centolla – o king crab do Sul do Chile; produtos importados de Portugal, tais como: bacalhau, bolinhos de bacalhau e o polvo gigante, que chega a pesar de 3 a 6 quilos cada um; salmão fresco chileno, que abastece os melhores restaurantes japoneses da capital cearense, além de trutas salmonadas frescas, pesando de 1 a 1,2 quilos cada.
A empresa procura, ainda, valorizar os fornecedores locais. “Também temos produtos da nossa região, como o sirigado e algumas classificações de camarões de cultivo em água salgada”, revela Kazumy. Além de frutos do mar, a Japa da Ostra possui cartas de saquês importados e nacionais, todos os cortes de pato, vitelo, cordeiro, bovinos, suíno, uma grande variedade de pastas italianas, molhos orientais, snacks asiáticos, salmão, temperos e especiarias.
Fortalecimento da rede social
Com forte atuação na rede social Instagram, Kazumy afirma que a ideia surgiu durante uma viagem para uma fazenda marinha em Florianópolis, Santa Catarina.
“Comecei a trazer ostras vivas da espécie crassostreas gigas (origem japonesa) cultivadas em Florianópolis. Trazíamos via aérea para Fortaleza. Daí, pensei em fazer vídeos informativos para explicar para as pessoas que não sabiam sobre esses moluscos e que gostariam de aprender como abrir, como servir, sua origem”, conta. Com o tempo, no entanto, a rede social foi sendo uma extensão da loja on-line, onde todas as novidades são mostradas em primeira mão.
“Tudo que vendemos faço questão de informar, desde a origem, como preparar e valores nutricionais”, diz a empresária. Sobre o futuro, nos revela: “Temos um projeto de expandir nossa loja virtual para atender outros estados, mas ainda estamos em fase de estudos de onde será a próxima”, finaliza.
Serviço:
japadaostra.com.br
@japadaostra