PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL

JBS anuncia investimento de US$ 2,5 bilhões na Nigéria 

Por Redação - Em 22/11/2024 às 1:47 PM

Jbs

De acordo com a JBS, o plano de investimento inclui a criação de condições econômicas, sanitárias e regulatórias favoráveis, com o apoio direto do governo nigeriano

A JBS anunciou, nessa quinta-feira (21), a assinatura de um memorando de entendimentos com o governo da Nigéria, marcando o início de um ambicioso projeto de US$ 2,5 bilhões a ser implementado nos próximos cinco anos. O investimento terá como objetivo a construção de seis fábricas no país africano, com três unidades para a produção de carne de aves, duas para bovinos e uma para suínos. A companhia prevê que o projeto contribua para o desenvolvimento de cadeias produtivas sustentáveis e ajude a enfrentar a insegurança alimentar no país.

De acordo com a JBS, o plano de investimento inclui a criação de condições econômicas, sanitárias e regulatórias favoráveis, com o apoio direto do governo nigeriano. O CEO Global da JBS, Gilberto Tomazoni, destacou que o foco da iniciativa é estabelecer uma parceria sólida para combater a insegurança alimentar, um dos principais desafios enfrentados pela Nigéria, que conta com uma população de cerca de 250 milhões de pessoas, com projeções de crescimento para 400 milhões até 2050.

A produção de proteína representa apenas 10% do PIB da Nigéria, enquanto a demanda doméstica é atendida por cerca de 40% da produção local. Além disso, quase 25 milhões de nigerianos vivem em situação de fome, segundo dados da ONU. A JBS acredita que a ampliação da oferta de alimentos e a redução das importações serão essenciais para aumentar a segurança alimentar no país, além de gerar empregos e apoiar milhões de pequenos agricultores locais.

O projeto também prevê a adoção de práticas agrícolas sustentáveis, com assistência técnica para produtores nigerianos. Iniciativas como o programa Escritórios Verdes, que já opera no Brasil, serão adaptadas para apoiar os produtores locais, aumentando a eficiência e a produtividade do setor agropecuário nigeriano.

Em sua nota, Tomazoni enfatizou a importância de compartilhar a expertise da JBS em desenvolver cadeias agroindustriais sustentáveis, alinhadas às melhores práticas globais. O objetivo é apoiar o governo da Nigéria na implementação do Plano Nacional de Segurança Alimentar, que visa aumentar a capacidade produtiva do país e enfrentar os desafios da escassez de alimentos, promovendo o crescimento econômico e a inclusão social.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business